quinta-feira, 4 de abril de 2013

Encontro Diocesano de espiritualidade de Taizé em Castelo Branco



No fim-de-semana de 22 a 24 de Março, véspera de Semana Santa, realizou-se em Castelo Branco o primeiro encontro diocesano de espiritualidade de Taizé. Mais de 50 jovens acolheram o desafio de se encontrarem, por meio de um conjunto variado de actividades, para fazerem uma experiência forte de encontro e de oração!

Depois da chegada e do acolhimento na zona central da cidade, o espaço chamado “Docas” junto à Câmara Municipal, os jovens seguiram para a Igreja do Espírito Santo onde, com um momento de oração, deram início ao encontro. Após o momento de oração, os jovens que chegavam de fora da cidade, foram apresentados às famílias que os iam acolher nas suas casas e seguiram para descansar.

No sábado o dia começou com um momento de oração, reflexão e diálogo à semelhança do esquema que se vive durante a semana na Comunidade de Taizé, em França. O grupo foi dividido em duas partes e foram distribuídos pelas igrejas matrizes das Paróquias de São José Operário e Nossa Senhora de Fátima em Castelo Branco.

A parte da tarde do encontro realizou-se na casa de Santa Maria com uma “feira vocacional”. O momento da tarde contou com o testemunho do Padre Adelino Cardoso, pároco do Gavião, que falou da sua história partindo da vocação ao Sacerdócio, o testemunho da Irmão Isolinda Tavares, da congregação Irmãs Reparadoras do Coração de Jesus, que falou da sua vocação como religiosa, e por fim o casal Filipe e Helena da Paróquia de São Miguel da Sé, que partilhou a sua história de vida matrimonial. No fim da tarde, os jovens foram pela cidade, visitar os diferentes workshops onde poderiam descobrir mais sobre algumas realidades juvenis presentes na nossa diocese: Pastoral Juvenil, Pré-Seminário Diocesano; Convívios Fraternos, Jovens Shalom, e a realidade do grupo Dar+, grupo de jovens de cariz paroquial que veio da Paroquia da Sertã para nos dar a conhecer a importância dos grupos de jovens na vida da diocese.

Depois de um jantar partilhado pelas famílias de acolhimentos para estreitar laços entre todos, um momento de oração para todos os jovens e com todas as comunidades que desejassem estar presentes. Todos estavam convidados a permanecer e a unirem-se em oração com os jovens.

No Domingo, Dia Mundial da Juventude, os jovens reuniram-se pela manhã para preparar algumas tarefas da Eucaristia que ficaram à sua responsabilidade. Depois de divididas e preparadas as tarefas, os jovens dirigiram-se à zona antiga da cidade para se juntarem à comunidade que estava reunida na igreja de Santo António e de onde seguiram em procissão de ramos para a igreja de São Miguel da Sé, para a celebração comunitária da Eucaristia de Ramos. No final da Eucaristia, seguiu-se o almoço com todos na Casa de Santa Maria.

Antes das despedidas, ainda houve tempo para alguns jogos de grupo, para as ultimas conversas e claro, algumas fotografias para mais tarde se recordarem do encontro. Por fim a promessa de em breve nos voltarmos a encontrar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário