segunda-feira, 29 de abril de 2013

Jesus é o GPS do nosso coração – GeoVocação


Norte, Sul, Este, Oeste. Todas as coordenadas devem ser tidas em conta quando se busca saber quais os nossos caminhos vocacionais.

O encontro do Pré-Seminário Diocesano realizou-se no passado fim-de-semana com a presença de seis jovens da nossa diocese. De Alcaravela estiveram o Francisco e o Pedro Lopes, de Alcains o Miguel Ângelo, o Paulo e o Rúben, e de Castelo Branco o Pedro Valente, todos eles “velhos conhecidos”. Disseram “Sim” ao desafio “GeoVocacional” que tínhamos preparado para eles.


O encontro iniciou-se em Alcains com a manhã desportiva que proporcionou o encontro e o diálogo próprios de quem se encontra uma vez por mês. Há sempre muitas histórias para contar e muita boa disposição para testemunhar. No final da manhã, antes do almoço, o “natural” momento de oração.

Depois do almoço, seguimos para a Cidade de Castelo Branco para “trabalharmos” a temática deste encontro: “GeoVocação – À descoberta do teu rumo de vida!” Em ambiente de jogo, os jovens foram tratando o tema da vocação sacerdotal. Com um mapa numa mão e o GPS na outra, tiveram que percorrer caminhos longos e íngremes, mas igualmente belos, onde junto de algumas igrejas da cidade, teriam que descobrir pistas, tratar alguns textos e destacar ideias principais, provocando o diálogo e a reflexão sobre o “ser Padre”. Depois de muitas passadas, muitas interrogações e interpelações, e depois de encontradas todas as coordenadas, tiveram que se agarrar ao GPS e ao coração para seguirem em frente. Depois de encontrado o prémio, tiveram de o trabalhar. O prémio encontrado “manifestou-se” numa mesa redonda nas “docas” da cidade, que os levou a fazer um resumo de todas as pistas, provocando uma oportunidade forte diálogo e reflexão!


No final da tarde seguiu-se a Eucaristia com a comunidade de São Miguel da Sé, em Castelo Branco. Depois seguiu-se o jantar para recuperarmos as forças dispendidas durante o momento da tarde e preparar-nos o espírito para o momento da noite. No inicio da noite, estivemos na “Festa de Ressurreição”, oração com cânticos de Taizé que se realizou na Igreja do Espírito Santo, em Castelo Branco. A noite foi bem longa e terminou em Alcains, já numa das salas do seminário, em redor de uma mesa, vendo televisão, jogando um jogo de mesa e conversando sobre o dia que tínhamos passado.


No Domingo, o dia começou pelas 9h da manhã com o pequeno-almoço, seguido de oração de Laudes. Depois seguiu-se os arrumos dos quartos e a saída para a Paróquia de Sarnadas do Ródão, comunidade com a qual fomos celebrar a Eucaristia. Mais um momento de contacto entre os rapazes com as comunidades da nossa diocese em que procuramos testemunhar a presença do Pré-Seminário Diocesano da nossa diocese e ao mesmo tempo cativar jovens para a participação dos nossos encontros. São sempre momentos muito densos de confronto com o espaço litúrgico, com a sua história, com a cultura da paróquia, momento de diálogo e de partilha com as comunidades, que sempre entusiasma os rapazes e as próprias comunidades.

Depois com padre José da Costa, pároco de Sarnadas do Ródão, outro momento forte de confraternização. Recebemos o convite para almoçarmos e partilharmos a experiencia dos nossos encontros, uns com os outros, e também com as comunidades paroquiais da nossa diocese.


Foi com o sol a percorrer a sua rota descendente que chegamos a Alcains, onde já se encontravam os pais à espera dos rapazes para o regresso às paróquias. O cumprimento final e desde logo a promessa de nos encontramos no mês de Maio para mais um encontro.

Pré-Seminário Diocesano

Sem comentários:

Enviar um comentário