quinta-feira, 14 de março de 2013

Habemus Papam: Francisco I (Cardeal Jorge Bergoglio)



Cardeal Jorge Bergoglio é o novo Papa da Igreja Católica e foi escolhido pelos cardeais eleitores para suceder a Bento XVI, que renunciou ao ministério petrino. Francisco foi o nome adoptado pelo cardeal da Argentina, que pertence à Companhia de Jesus. A escolha do nome Francisco poderá dever-se à presença de Francisco Xavier na sua vida e na companhia de Jesus. No entanto a comunicação social e grande parte dos fies têm assumido a escolha do nome a outra grande figura da Igreja, São Francisco de Assis. É o primeiro Papa latino -americano e não europeu da história. Tem 76 anos de idade. A eleição ocorreu à quinta votação, na sequência da primeira que teve lugar ontem, terça-feira, dia do início do Conclave e das quatro votações desta quarta-feira. Ao contrário do que muitos pensavam, tratou-se, também desta vez, de um Conclave breve, apenas com mais uma votação do que aquele que teve lugar há 8 anos e que levou ao pontificado o cardeal alemão Joseph Ratzinger, Bento XVI, para suceder a João Paulo II.

Assumindo o nome de Francisco I, o novo Papa foi à varanda da Basílica de São Pedro quando eram 20h22 desta quarta-feira, 13 de Março, para se dirigir aos milhares de fiéis que se encontravam na Praça de São Pedro.

Da primeira aparição aos fieis três expressões que ficarão para a história:
           
             “Sabeis que o dever do Conclave era dar um bispo a Roma: parece que os meus irmãos cardeais foram buscá-lo quase ao fim do mundo”

             "Rezem por mim e dêem-me a vossa bênção." 

E uma expressão que denota uma proximidade à mãe de Jesus e nossa mãe:

             “ Rezai por mim, amanhã vou rezar a Nossa Senhora”

Bem haja Santo Padre Francisco I.
Unidos em oração

Sem comentários:

Enviar um comentário