quinta-feira, 1 de novembro de 2012

E foi mesmo um filme! =)


O Pré-Seminário Diocesano da Diocese de Portalegre - Castelo Branco realizou nos dias 27 e 28 de Outubro o primeiro encontro do Ano Pastoral 2012 - 2013.

O encontro teve como tema "Esta aventura com Jesus vai ser... um Filme"! E foi mesmo!!
Confirmou-se as perspectivas de um encontro muito divertido, onde o desafio principal passava pela realização de um pequeno filme em que os pré-seminaristas, entre outros motivos, faziam um convite aos jovens da nossa diocese à participação dos encontros do Pré-Seminário.

Apesar de pela mudança da hora o dia "ter" tido mais uma hora, o tempo passou depressa e revelou-se curto para tudo o que desejávamos fazer. Entre os momentos de oração e de partilha de interrogações interiores, houve ainda tempo para o jogo, a musica e a visualização de pequenos filmes vocacionais seguido de um tempo de reflexão.

Concretamente no que tocou à realização do filme, que esperamos disponibilizar em breve, cada um dos rapazes idealizou um filme vocacional. Cada um colocou-se na pele de realizador por uns momentos. Seguiu-se a partilha das ideias, as frases, os tempos, o cenário .. logo depois iniciamos a gravação. Entre gravações e regravações, riso e desespero, no final do dia lá conseguimos as gravações que tínhamos pensado. Depois seguiu-se mais um momento de boa disposição, ver o fruto dos trabalhos. As chamadas "gaffes cinematográficas" com as quais nos divertimos imenso.

À noite, porque mês do Rosário, fomos rezar o terço com os jovens da Paróquia de Alcaíns onde fomos muito bem acolhidos e acarinhados pela comunidade presente. Antes de terminar o dia, ainda tempo para a Noite Cinema. 

No dia seguinte, o Domingo, levamos o Pré - Seminário Diocesano "mais além". 
Fomos ao encontro da Comunidade da Mata (comunidade paroquial "conduzida" pelo P. Libânio) com quem celebramos a Eucaristia e onde afirmamos a nossa preferência por Jesus. Por motivos de saúde, o padre Libânio não pode estar presente, mas deixamos à comunidade a certeza da nossa amizade e oração por todos, de modo especial pelo padre Libânio, pedindo que continuassem a rezar por cada um dos pré-seminaristas e pelos jovens da nossa diocese, para que ao ouvirem o chamamento de Deus ao Sacerdócio, não o negassem mas aceitassem esse belo desafio.

Depois do regresso a Alcaíns, arrumamos as nossas coisas para o ultimo momento de oração do encontro.
No fim do almoço, cada um seguiu para as suas paróquias. Com muita pena dos rapazes, neste primeiro encontro do ano não criaram novas amizades. Os "descobridores" que procuram compreender a vontade de Deus para as suas vidas, eram todos "velhos conhecidos". Estiveram presentes cinco rapazes que já pertencem ao ao Pré-Seminário à algum tempo: o Gonçalo e o Pedro de Castelo Branco e o Rúben de Alcaíns com quatro anos de Pré-Seminário; o Simão de Portalegre com dois anos e o Pedro Castro com um ano de pré-seminário. Esteve ainda presente o Miguel de Alcaíns que apenas pôde estar connosco durante o almoço de Domingo, também ele a fazer um ano de discernimento e participação nos nossos encontros. 

Pedimos a oração e a atenção de todos para que este grupo possa continuar crescer e tornar-se naquilo que Deus deseja para ele(s). Rosto de esperança para uma diocese que cada vez mais clama por Homens que possam tornar presente, entre as comunidades da nossa Diocese, a Pessoa de Jesus. Que Jesus é o Caminho a Verdade a Vida, é uma certeza que vive em nossos corações. Mas será que essa certeza permanecerá nos corações dos futuros homens e mulheres da nossa diocese? Sem a generosidade das comunidades na oração e no ajudar a despertar nos jovens o desejo de ser Padre Diocesano, este rosto de Jesus poderá dentro de alguns anos, não ser mais uma certeza. Continuemos a rezar pelas vocações! 

Que o "filme" que vamos realizando com a alegria da nossa vida, seja fruto abundante e partilha para a vida da nossa Igreja Diocesana e que ajude os nossos jovens a ganhar coragem e a assumir a vocação ao sacerdócio que Deus coloca nos seus corações.

Em Novembro estaremos de regresso para contar como foi.
Um bem haja

Pré - Seminário Diocesano Portalegre - Castelo Branco

Sem comentários:

Enviar um comentário