domingo, 31 de outubro de 2010

Vida, para que te quero?

Reacende o dom de Deus em ti 2Tm 1,6
- Tens a vida nas tuas mãos... e agora? – 

E aconteceu mais um encontro do pré-seminário!
O inicio do nosso encontro na manhã de sábado, forçado pela imensa chuva que caía, não começou com o tempo de desporto que desejávamos. Além das condições climatéricas que estavam agrestes, encontramos logo pela manhã uma multidão com quem iria-mos partilhar espaços... por isso, por momentos tivemos que adaptar-nos à situação presente. 
Iniciamos assim o nosso encontro com algum diálogo e com algumas musicas, cantadas e tocadas, para aquecer a voz e o Espírito! Aproveitamos para aprender alguns cânticos que desconhecíamos para preparar o encontro de Natal!Entrando naquele que sentimos ser o nosso espaço, conversamos sobre alguns aspectos e desafios do encontro passado, onde houve mais algumas assinaturas no Muro do Compromisso.
Entrando na temática deste nosso encontro, que nos levou a reflectir sobre o "Sentido da Vida", vimos como é importante sermos jovens agradecidos a Deus pelo Dom da vida que Este nos dá! Para sermos jovens com um sentido de vida, vimos que há questões que devem ser respondidas e às quais não podemos fugir, correndo o risco de nos perdermos nas multidões dos "sem-sentido". "Quem somos?" "Que sentido para a nossa vida?" e mesmo o "De onde venho e para onde vou!"... foram algumas das questões que reflectimos e trabalhamos ao longo da tarde.
Continuando a reflexão do nosso tema, compreendemos a importância de um projecto de vida com Cristo. Partimos da Parábola do jovem rico presente no Evangelho de S.Mateus. Sentir o desafio de Jesus a cada um de nós! "Que importância tenho Eu nas vossas vidas e nos vossos projectos?" perguntava-nos Jesus. A partir da discussão que se fez presente, vimos que que a alegria de viver surgirá na medida em que consigamos um verdadeiro equilíbrio entre as nossas coisas e os desafio de Jesus e do Seu Evangelho. Por isso responder-lhe SIM aos desafios que constantemente nos desafia, procurando sempre testemunhar a alegria de ser Cristãos e de O ter sempre presente na nossa vida!
Antes do jantar, em que tivemos a presença do Padre Emanuel e do Padre Daniel (paróquia de Castelo Branco) fizemos uns jogos; tivemos o nosso momento de oração da tarde e algum recolhimento para levar ao coração o trabalho do nosso dia! 
Como quase sempre acontece, houve a sessão das 21h30! 
A sessão de cinema onde vimos o filme "About a Boy" que ia ao encontro da reflexão do nosso encontro. Ao fim da noite, foi o recolher e... o acontecer daquilo que é próprio destes dias... ainda por mais em vésperas do dia de Santos! Hehehe... depois o merecido repouso. 
No dia seguinte (Domingo), após a oração da manhã, tivemos mais um tempo de diálogo e de convívio, onde o Ping Pong, as graçolas e as guitarras não se deixaram de ouvir pelo medo do vento e da chuva que continuava a cair. 

Depois, à boleia da "Xica" (a carrinha do pré-seminário) fomos à paróquia dos Escalos de Cima celebrar a Eucaristia com a comunidade e com o Padre António Castanheira. 
E foi deste modo que aconteceu mais um dinâmico e divertido encontro.

E tu? Porque ficaste em casa? 
Convidamos-te a aparecer no próximo encontro.
Ficamos à tua espera!  

André, Ruben e Nuno

1 comentário: