terça-feira, 16 de dezembro de 2014

PALAVRA feita CARNE


É tempo de viver e partilhar a alegria do Mistério da Encarnação do Verbo. Só é de Deus quem se deixa Encarnar pela Palavra de Deus! Foi este o desafio proposto aos jovens que aceitaram o desafio do pré-seminário neste mês de Dezembro. A poucos dias do Natal, os rapazes foram desafiados a olhar o Natal e o seu Mistério e a “dá-lo” àqueles que mais precisam de se alegrar com a alegria da chegada do Menino Deus!

O encontro aconteceu no fim de semana de 13/14 de Dezembro, no Mosteiro das Irmãs Clarissas de Montalvo e contou com a presença de 7 rapazes vindos de várias paróquias na nossa diocese. O Diogo e o Jorge de Portalegre, o Vasco e o Pedro da Sertã, o Francisco e o Pedro Lopes de Alcaravela e o João Patrício do Tramagal.

O final do dia de Sábado foi sem sombras de duvidas o momento central do nosso encontro. Durante a tarde preparamos uma visita de Natal ao Lar camões em Constância. Preparamos uns contos de natal, umas músicas e ainda fizemos umas “manjedouras” com a imagem de Jesus menino que quisemos ofertar aos idosos.

A visita ao Lar Camões correu muito bem e a alegria de Natal no rosto dos idosos foi, sem sombra de dúvidas, a maior prenda que poderíamos receber no final do dia. Tanto os idosos da “Sala comum” como os idosos “acamados” manifestaram com gratidão e carinho a presença e animo dos rapazes, que lhes poderam proporcionar um momento especial neste tempo profundo e especial.

Entretanto o encontro teve outros momentos importantes. Além dos momentos de fortalecem os laços de amizade entre todos, como tarefas comuns, jogos e o indispensável filme da noite, houve momentos de diálogo, reflexão, oração que ajudam a aprofundar a nossa relação com Deus. Uma experiência de amizade e de encontro com Deus e com os outros que procurou abrir a nossa vida e o nossos horizontes sobre o Mistério de Deus e sobre o quanto esse Mistério alegra a vida de tanta e tanta gente.


Pré-Seminário Diocesano

Sem comentários:

Enviar um comentário