quarta-feira, 7 de maio de 2014

Padre Amândio Mateus - Testemunho de um padre!

Padre Amândio* do Mação
Padre da igreja dos sécs XX e XXI, por graça de Deus



A propósito da celebração dos 25 anos sobre a data da Ordenação sacerdotal é-me pedido um testemunho com propósito vocacional.

Quem sou e donde vim? Nasci no ano de 1963, num lugar recôndito da paróquia de Estreito (Oleiros), onde fui baptizado a 6 de setembro desse mesmo ano. Cresci num ambiente familiar como tantos outros e ao terminar a escola primária punha-se a pergunta de como havia de ser a seguir. Convém recordar que ainda não era uso estudar depois de obtida a aprovação no exame da 4ª classe. Nesse ano dera entrada na nossa paróquia um padre, com 36 anos, como todos os outros mas com um ar muito feliz. Ao lado dele apareciam, também felizes, os seminaristas do Estreito que ao tempo eram de 4 ou 5 e eu informei, lá em casa que queria ser como eles. E assim se deu a entrada deste menino no ambiente dos claustros e a sua vocação para o santuário.

Correram tempos, saíram os conterrâneos mais velhos do seminário, morreu jovem o padre José Bernardino, que entretanto saíra para outra paróquia, mas nunca saiu de mim a vontade de ser feliz como ele mostrava de forma tão autêntica e livre por se ter identificado com Cristo e por servir a Igreja e a humanidade.

Este testemunho vivo resultou em chamamento que me levou aos seminários de Gavião, Alcains, Portalegre e, depois, Almada e Olivais. Só me interroguei verdadeiramente sobre a consistência deste chamamento no momento de assumir o compromisso definitivo, já nos últimos anos de seminário, aos 22 anos de idade, apenas para conferir se, efectivamente, estava atraído verdadeiramente por Cristo e pelo serviço na Igreja. No diálogo com os formadores do Seminário e com o senhor Bispo, D. Augusto César, avancei decidido e feliz. Fui ordenado padre em 7 de Julho de 1989, na Sé de Castelo Branco. Servi a Igreja diocesana durante 17 anos no Seminário de Portalegre e, já lá vão quase 8 anos, servindo as paróquias de Mação, Ortiga, Penhascoso e Aboboreira.

Que mais vos hei-de dizer? Que nunca me esqueci de ser feliz e de irradiar felicidade pelo facto de um dia me ter dedicado à causa do Evangelho, ao qual me de diquei a tempo inteiro, sem ter pena de, pelo facto de ter feito esta escolha, ter preterido outras tantas coisas bonitas. Sei que a escolha diferente que fiz completa a harmonia e a beleza do povo de Deus. Sei que Cristo e o Evangelho são a minha força de viver e que são eles que enformam o meu pensar, as minhas escolhas e o meu agir quotidianos e que são eles a fonte da minha esperança e da minha alegria. Sei que só um grande amor a Deus e aos homens me permite que viva entusiasmado.

Como atitude de vida cultivo dois princípios. Um que escutei ao saudoso santo papa João Paulo II, que enunciei como programa de vida no dia da minha “Missa Nova”: Como Homem e homem de Deus, a Deus falo das coisas dos Homens e aos Homens falo das coisas de Deus! E assim me tenho sentido acarinhado por Deus e acolhido pelos homens. A outra regra de vida retirei-a de S. Bento: Trabalho, estudo e oração. Um tripé equilibrado que garante a actividade pastoral com consistência e paixão.
Passados 25 anos, adquirida alguma maturidade humana e espiritual, sinto-me perto do princípio nas motivações e no entusiasmo. Entre trabalhos e canseiras, vivi alegrias, experimentei dificuldades e sofrimentos e tudo considero altamente proveitoso para a minha realização pessoal e para a edificação do Reino de Deus.

Passados 25 anos reavivo o dom do ministério um dia confiado para o serviço de Deus e da sua Igreja, dou graças a Deus e recordo, com saudade, tantas pessoas que comigo se cruzaram e me ajudaram na descoberta de Cristo ou recordo, apenas, pela oportunidade que tive de lhes fazer o Bem, levando-lhes Cristo e o seu Evangelho.


*Padre Amândio Mateus nasceu a 13 Julho 1963 no Estreito, Oleiros. Foi ordenado Padre Diocesano a 09 Julho 1989, celebrando no próximo dia 9 de Julho, 25 anos de ordenação sacerdotal. É pároco das paróquias de Aboboreira, Mação, Ortiga e Penhascoso, no Arciprestado de Abrantes onde é arcipreste. É também Membro do Colégio dos Consultores e do Conselho Presbiteral;

Sem comentários:

Enviar um comentário