segunda-feira, 5 de maio de 2014

Cónego José da Costa* – Testemunho de um padre!

Semana de Oração pelas Vocações | 2014

Cónego José da Costa* – Testemunho de um padre!


Ainda tenho bem presente na memória, aquela tarde quente de verão em que, brincando, pendurado numa escada de madeira, no pátio da casa em que então vivíamos, não sei como, dei por mim a dizer a meus pais ali sentados, gozando a fresca, que queria ser padre.

Não foi, certamente, por acaso que isso sucedeu! A vivência cristã da minha família; o empenho apostólico de meu pai, na Acção Católica; a minha participação com ele na Eucaristia, vendo o seu exemplo; a proximidade da Igreja paroquial e da residência dos  sacerdotes da freguesia, tudo terá contribuído para o meu despertar vocacional.

Ao completar cinquenta anos de vida sacerdotal, dou graças ao Senhor, por, na Sua bondade, assim me ter chamado a trabalhar na Sua vinha! Agradeço-lhe todo o bem que em mim operou e todo o bem que, como seu instrumento e com a força do Seu Espírito fui realizando ao longo  destes anos.

As minhas faltas e, sobretudo, as minhas omissões, tudo confio à Sua infinita Misericórdia! Sinto-me feliz como sacerdote, mesmo nos dias de hoje, em que, por vezes, o nosso ministério é menos considerado.

As dificuldades, os problemas e os sofrimentos inerentes à nossa acção pastoral tento sempre iluminá-los à luz do mistério pascal do Senhor.

Aos jovens de hoje, à procura de um ideal que preencha e dê sentido pleno às suas vidas digo, com entusiasmo e alegria, que vale a pena ser padre; optar por este ideal de vida; seguir Jesus Cristo neste caminho, pois não se pode explicar a alegria que se sente vivendo este chamamento, esta entrega, dia a dia.

Assim, servindo o povo de Deus e ajudando-o a caminhar com entusiasmo, apesar das dificuldades da vida, vamos avançando, cada vez mais, rumo à  plena realização em Cristo, até à Páscoa definitiva.     

*Cónego José da Costa nasceu a 14 de Maio de 1941 em S. Fiel, São Vicente da Beira. Foi ordenado Padre Diocesano a 5 de Julho de 1964, celebrando no próximo dia 5 de Julho, 50 anos de ordenação sacerdotal. É pároco das paróquias de Cebolais de Cima, Malpica do Tejo, Retaxo e Sarnadas de Rodão, no Arciprestado de Castelo Branco do qual é arcipreste. É também membro do Cabido dos Cónegos da Diocese de Portalegre – Castelo Branco.

Sem comentários:

Enviar um comentário