sábado, 29 de março de 2014

Guiados pela alegria de Taizé


A alegria a e  juventude da fé dos jovens da nossa diocese marcaram o II Encontro Diocesano de Jovens - Guiado pela alegria de Taizé, que se realizou na cidade de Abrantes no passado fim de semana (21 a 23 de Março).  Vindos de todos os arciprestados da nossa diocese participaram sem medos cerca de oitenta jovens, com idades compreendidas entre os 15 e os 40 anos, a  celebração da alegria do encontro com Jesus  e do confronto com a Palavra de Deus com as suas vidas. Foram três dias em que nada faltou: oração, diálogo, testemunhos, animação, música, convívio, passeio, solidariedade... motivos mais que suficientes para gerar um ambiente de fraternidade, partilha, paz e claro, encontro com Deus.

Na noite de sexta feira acolhemos e demos as boas vindas aos jovens que vinham das diferentes paróquias da diocese e que iriam ficar instalados durante o fim de semana nas famílias de acolhimento. O primeiro momento entre os jovens foi de encontro e convívio... para muitos de reencontros. Seguiu-se um momento de oração, “guiada” pela estilo de Taizé, e no fim a distribuição dos jovens pelas famílias de acolhimentos que aguardavam para os poderem leva para as suas casas e então descansarem.

No Sábado pela manhã os jovens distribuídos por três grupos e em três diferentes igrejas da cidade: São Vicente, São João e Misericórdia.  A parte da manhã foi dedicada totalmente à oração, reflexão e ao diálogo, onde os jovens foram divididos em pequenos grupos para uma partilha e diálogo mais intimo.  


O momento da tarde do encontro revelou-se mais dinâmico e mais descontraído onde os jovens tiveram contacto com vários testemunhos vocacionais. Estiveram connosco, o Pe. Emanuel Silva de Abrantes (Sacerdócio), a Ir. Patrícia de Alferrarede (Religiosa da Congregação Apresentação de Maria) e o casal Fátima e o Filipe Pires (Família Cristã) também de Abrantes, que nos falaram e testemunharam da sua vocação e da sua alegria cristã, provocando o diálogo e ajudando os jovens a refletir e a interrogarem-se sobre a sua vocação e os seus caminhos de vida. 


No final da tarde um espaço para a grande “Feira das Espiritualidades Juvenis” que estão presentes na nossa diocese.  Em ambiente de alegria e festa, os jovens puderam passar por diversas “bancas” e ver o que de melhor os nossos jovens fazem na nossa diocese procurando estar mais próximos de Deus e com Ele fazerem uma experiência marcante nas suas vidas. Marcaram presença os grupos de jovens “Estrela da Manhã” e “Dar+” das paróquias de Abrantes e da Sertã; os movimentos juvenis Juventude Maria Vicentina de Alferrarede, Shalom de Castelo Branco, CNE com o agrupamento 707 de Abrantes; Convívios Fraternos e o Pré-Seminário Diocesano. 
Ao mesmo tempo que os jovens visitavam as várias “bancas” iam sendo desafiados ao diálogo para conheceram as diferentes espiritualidades, as actividades e acções que estes dinamismos juvenis têm normalmente na nossa diocese.  No final da tarde os jovens regressaram às famílias de acolhimento para o jantar e para se prepararem para a vigília da noite em São Vicente. A vigília de oração em São Vicente foi outra bonita manifestação de alegria e esperança num dia todo ele marcado de grandes momentos. Com as “portas abertas” a toda a comunidade que desejasse rezar com os jovens, criou-se um ambiente de serenidade e paz, pautada pelo cantar das orações de Taizé que as uns surpreendeu (pelo desconhecimento daquele modo de rezar) e a outros despertou recordações de momentos de oração outrora vividos, reforçando e fortalecendo momentos de intimidade e diálogo com Deus. Para muitos jovens e para muitos dos adultos presentes foi a descoberta de uma forma diferente de rezar e de dispor o coração ao encontro com Deus. O momento da adoração da Cruz foi o descer à profundidade do mistério de Deus, e para muitos, o confronto com os seus caminhos com os caminhos de Deus. Como sempre acontece quando nos confrontamos com a Vida de Deus foi um forte momento de encontro e de abandono às mãos de Jesus.

No Domingo de manhã, os jovens reuniram-se com a Comunidade Cristã de São Vicente para a Eucaristia presidida pelo nosso Bispo Diocesano, D. Antonino Dias, e animada no canto litúrgico, pelo Orfeão de Castelo Branco, momentos que marcaram o encerramento do encontro de jovens em Abrantes. 
Após a Eucaristia seguiu-se o almoço convívio no Salão da Esperança onde os jovens, as famílias de acolhimento e toda a comunidade cristã de São Vicente, puderam confraternizar e fazer as naturais despedidas de mais um encontro que marcou a vida dos nossos jovens diocesanos e lhes abriu e guiou o coração para a alegria do amor de Jesus Cristo.

p. Nuno Miguel, responsável do Pré-Seminário Diocesano


Sem comentários:

Enviar um comentário