quarta-feira, 17 de julho de 2013

“Jesus é a fonte da nossa amizade”

Jesus é a fonte da nossa amizade foi o tema escolhido para o Acampamento de Verão, nos últimos dias de actividade do ano pastoral do Pré-Seminário Diocesano. O acampamento de Verão foi acolhido pela paróquia do Gavião entres os dias 9 e 12 de Julho, na pessoa do seu pároco, Adelino Cardoso e de alguns paroquianos, principalmente jovens, que permaneceram perto dos jovens pré-seminaristas durante alguns momentos específicos.

Este ano participaram no acampamento 9 dos jovens que durante o presente ano foram frequentando e procurado na oração, na reflexão, na descoberta do outro, no passear, no brincar… descobrir e aprofundar os desafios que Jesus lhe foi fazendo durante o ano que termina. A presença do Diogo Neves, natural da paróquia do Gavião, que no próximo mês de Setembro iniciará o Ano Propedêutico no Seminário de São José de Caparide em Lisboa. Será para o Diogo um tempo forte de oração, aprofundamento e discernimento da sua vocação sacerdotal, ao qual todos estaremos unidos e para o qual pedimos a oração de todos.


A amizade e a cumplicidade uns para com os outros, foi a maior força deste acampamento, que teve a sua “nota mais forte” na relação entre os jovens do pré-seminário mas também com os jovens do Gavião. Foi muito forte a interacção entre todos. Entre a “praia” do Alamal e as piscinas do Crato, houve tempo para passeios, desportos (futebol, slide, caminhadas…) visitas culturais, oração, musica, cinema… muita brincadeira e muito descanso.


Destacamos três momentos que foram muito importantes nestes dias: a proximidade e a amizade que construímos com o grupo de acólitos do Gavião, com quem passamos um tempo bastante divertido; a presença do Senhor nosso Bispo Diocesano, D. Antonino Dias, que nos fez uma surpresa e connosco permaneceu durante a tarde de quarta-feira, dialogando e “provocando” os nossos jovens; a oração de Taizé no areal do Alamal com os párocos, familiares e amigos dos jovens do pré-seminário e com a presença muito amiga dos nossos seminaristas maiores! A noite estava muito serena e com um ambiente muito bom para a oração. Na escuridão do nosso “mar” a alegria das luzes que guiaram a nossa oração para o silêncio e para a contemplação da Cruz de Cristo.


Muitos foram os que quiseram deixar a sua presença amiga e a certeza da sua oração por nós, quer por mensagens, telefone ou mesmo passar pelo Gavião para pessoalmente nos cumprimentar e passar um pouco connosco. Agradecemos a todos, principalmente aos padres que se fizeram presentes, foi para nós forte estímulo e alegria a sua presença.

A amizade e o bem-querer entre todos é de certo um dos caminhos para cada um de silenciar e escutar a voz Daqueles que nos diz… “Vem e Segue-me!


Pré-Seminário Diocesano

1 comentário: