domingo, 2 de setembro de 2012

O que é ser Padre! (Nuno Branco s.j na 1º pessoa!)



A semanas do recomeço dos encontros do Pré-Seminário Diocesano de Portalegre - Castelo Branco, um pequeno testemunho acerca do Ser Padre! (In-perdível!)

Imagem "prostrados" da autoria do Padre Nuno Branco s.j

“Ainda me lembro. Há uns anos atrás na estrada a caminho de Aveiro, a ouvir a Rádio Comercial. Ouvia-se dentro do carro, mas eu não ouvia. Estava ausente. Andava a perguntar a Deus que fazer da minha vida. Afinal, já tinha chegado à meta. Arquiteto formado, emprego assegurado, uma vida grande pela frente. Tão grande e insuficiente. Não chega. Há aqui qualquer coisa que não está a bater certo. Não consigo perceber o que falta.

Uns dias mais tarde, perguntei-me de forma envergonhada, sozinho e em silêncio para que nem eu próprio me visse. Porque não ser padre? Não me lixes a minha vida, se faz favor. Fui sincero com Deus. Abri-lhe o jogo. Não acredito na reincarnação, portanto a única vida que me resta não vou desperdiça-la e esbanjá-la dessa maneira. Deixa-te lá de histórias. Ainda me lembro que negociei com Ele. Deixa-me casar, disse-lhe. Eu caso-me e depois tu levas os meus filhos todos p’ra padre e não se fala mais nisso. Ficas a ganhar. Tu e eu. Parece-te bem?

Mostrou-se convencido. No entanto, a palavra “padre” continuava a aparecer pior que uma noite mal dormida. A palavra “padre” parecia-me um insecto de sete vidas. Esmagado contra parede, espezinhado. E sobrevive. E lá se levantava devagarinho, ressuscitava. Senhor! Por favor, não me-lixes-a-minha-vida! É simples. Continuamos assim. Tu aí.  Eu, aqui. Ninguém te chateia, eu acredito em ti na mesma. E tu não me chateias.

E agora Senhor cá estou de novo. A poucos dias de ser padre. E, desculpa a franqueza, mas continuas na mesma. Já te dei provas de que não sou propriamente a melhor pessoa deste mundo e que ao meu lado, haveria quem bem melhor poderia servir-te nesta missão. Não sei o que é ser padre. Não sei como se é padre. Mas, sei que quero ser Teu. Assim. Atabalhoadamente teu. É um grande risco, tu sabes. Mas, se isto correr mal a culpa – desculpa dizer-te – será tua. Eu avisei-te. Nunca te escondi o que sou e o que não sou. Só posso agradecer a tua bondade e a tua generosidade. Sou Teu e serei Teu.

E já agora que ninguém nos ouve, só mais uma coisa. É simples. Dá-me a graça e a alegria de ser padre até ao fim da minha vida. É isto que eu peço com sincera verdade.
“Que eu habite na tua casa para o resto da minha vida”. “

1 comentário:

  1. E o Evanfelho torna-se vivo e atuante! "Não fostes Vós, que me escolhestes, fui Eu que vos escolhi, e vos destinei para que deis fruto e, o vosso fruto permaneça"

    ResponderEliminar