terça-feira, 31 de maio de 2011

Eu Vos amo, meu Deus!

«Eu Vos amo, meu Deus, e o meu único desejo é amar-Vos até o último suspiro da minha vida. Eu Vos amo, Deus infinitamente amável, e prefiro morrer amando-Vos a viver um só instante sem Vos amar. Eu Vos amo, Senhor, e a única graça que Vos peço é a de amar-Vos eternamente. Eu Vos amo, meu Deus, e desejo o céu para ter a felicidade de Vos amar perfeitamente. Eu Vos amo, meu Deus infinitamente bom, e temo o inferno porque lá não haverá nunca a consolação de Vos amar. Meu Deus, se a minha língua não Vos pode dizer a todo o momento que Vos amo, quero que o meu coração Vo-lo repita cada vez que respiro. Meu Deus, concedei-me a graça de sofrer amando-Vos e de Vos amar sofrendo. Eu Vos amo, meu divino Salvador, porque fostes crucificado por mim e porque me tendes aqui em baixo crucificado por Vós. Meu Deus, concedei-me a graça de morrer amando-Vos e de saber que Vos amo. Meu Deus, à medida que me aproximo do meu fim, concedei-me a graça de aumentar e aperfeiçoar o meu amor.»

S.João Maria Vianney - Padroeiro dos Sacerdotes

sábado, 21 de maio de 2011

Nos braços de Maria | Faça-se em mim segundo a Tua Palavra


Viva amigos!
No próximos dias 28 e 29 de Maio de 2011 estaremos à vossa espera no Seminário de S. José, em Alcaíns para mais um encontro do Pré-Seminário Diocesano! 


O mês de Maio tem a particularidade de ser um mês dedicado à mãe de Jesus. Por isso um dos desafios do próximo encontro será o de descobrir, à semelhança de Maria, qual o tesouro das nossas vidas! E que resposta dar para alcançar esse tesouro! Depois é só colocar-mo-nos nos braços de Maria!

“Sair de si” é a pérola preciosa das nossas vidas. E aquele que nunca saiu da concha ainda nem sequer viveu. Quanto mais dou, mais recebo. Quanto mais procuro entender, mais me compreendo a mim próprio. Quanto mais ajudo, mais sou ajudado. E quanto mais me perder em benefício dos outros, mais me encontro." 
Vasco Pinto Magalhães - Não há soluções, há caminhos. 

Não esquecer de levar roupa desportiva, animação, alegria... e uma grande dose de coragem! Atenção... Uma grande dose de CoRaGeM! 
Bora lá!
Assumamos a pérola das nossas vidas! 
Que o desejo de nos encontrar-mo-nos seja o nosso guia!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Papa Bento XVI pede que se reze pelo nossos pastores

Disse o Santo Padre, o Papa Bento XVI, ao introduzir a oração do Regina Coeli no Domingo em que se festejava a na Festa do Bom Pastor e o Dia Mundial da Oração pelas Vocações : «Eu vos convido a uma especial oração pelos bispos - incluído o Bispo de Roma!» Depois o convite à oração de modo especial pelos pastores da Igreja (Bispos e Presbíteros) e também para aqueles que se formam e preparam para o ser no futuro (Diáconos e seminaristas, aos quais nós juntamos, os pré-seminaristas, alguns deles já decididos, de modo conscientes, e desejosos a iniciarem a sua caminhada formativa) desafiando-os à fidelidade e à sabedoria no desejo de que estes levem a "bom porto" a missão que lhe é, de modo maravilhoso, colocada em mãos! 

Numas das suas referências directas às questões vocacionais (Vida sacerdotal e Vida Religiosas), o Papa Bento XVI assumia que, «uma vocação realiza-se quando a pessoa sai "da sua vontade fechada, da sua ideia de auto-realização, para embrenhar-se noutra vontade, a de Deus, deixando-se guiar por ela», lembrando que, na sociedade em que vivemos, neste tempo em que os ruídos do mundo ofuscam com alguma facilidade a voz de Deus, cada comunidade deve permanecer atenta a todos os sinais vocacionais dos seus jovens, devendo as comunidades procurar, de igual modo, promover e cuidar dessas vocações de forma a que nelas se realize verdadeiramente a vontade de Deus.
Una-mo-nos deste modo às intenções do Santo Padre na oração e na promoção das vocações na nossa Igreja, principalmente na nossa Igreja Diocesana de Portalegre - Castelo Branco para que os "nossos" jovens tenham a coragem de "ir mais além" no conhecimento de Jesus Cristo e da Sua Igreja!
Bem - Haja

segunda-feira, 9 de maio de 2011

48ª Semana das Vocações | 8 a 15 de Maio 2011

"Propor as vocações na Igreja local"
Celebramos esta semana a 48º Semana de Oração pelas vocações na Igreja! O Santo Padre, o Papa Bento XVI alerta-nos, na sua mensagem para a semana das vocações, para a necessidade das famílias e das paróquias assumirem a sua missão de "apoio" no incentivo vocacional, assumindo Sua Santidade, que é necessário «encorajar e apoiar aqueles que mostram claros sinais de vocação à vida sacerdotal e à consagração religiosa»É portanto claro o apelo a que todos nós incentivemos os nossos jovens a permanecerem vigilantes para o chamamento de Deus! 

Sentimos que nas palavras do nosso Papa existe a referência a que é, principalmente neste tempo de maior "distracção e tribulação social" onde as propostas são variadas mas nem todas "semente de felicidade", que os dinamismos cristãos devem ter especial atenção aos jovens que sente o desejo de uma consagração radical a Deus e ao serviço da Igreja! Por isso diz-nos o Papa Bento XVI que «cada comunidade cristã, cada fiel, deveria assumir, conscientemente, o compromisso de promover as vocações»
As comunidades pedem padres para que as ajudem a seguir a Deus de modo mais fiel e perfeito! Então, devem elas mesmo entusiasmarem-se e entusiasmar os jovens para que o seu discernimento vocacional, a uma consagração a Deus e à Igreja, seja realizado num clima de alegria e paz de modo que o seu Sim a Deus seja natural e fecundo no realizar da sua missão!
Bento XVI refere que a Família e a Paróquia deve mesmo ajudar a que os jovens sejam mais próximos e amigos de Jesus! Elas têm um papel fundamental no crescimento dos jovens nas suas vidas de cristãos, elas devem ajudar os jovens na«amizade genuína e afectuosa com o Senhor, cultivada na oração pessoal e litúrgica; para aprenderem a escuta atenta e frutuosa da Palavra de Deus, através de uma familiaridade crescente com as Sagradas Escrituras». 
Continua o Papa alertando para a necessidade do desafio especificamente de cada "promotor" vocacional, todos aqueles que estão mais próximos dos jovens, a ajudarem os jovens a trilhar os caminhos da vida! Às Famílias pede-lhe que «sejam animadas pelo espírito de fé, de caridade e piedade, capazes de ajudar os filhos e as filhas a acolherem, com generosidade, o chamamento ao sacerdócio e à vida consagrada»; aos Sacerdotes apela a que estes «sejam capazes de dar um testemunho de comunhão com o Bispo e com os outros irmãos no sacerdócio» no desejo de que no testemunho sacerdotal os jovens se sintam seduzidos pela vida e pela missão do Padre na Igreja e no Mundo; aos Catequistas e Animadores desafia a que estes cultivem o «espírito dos adolescentes a si confiados», para que estes«possam sentir e seguir de bom grado a vocação divina»
Nos desafios que faz, o sucessor de Pedro, apela ainda aos Bispos a que impulsionem a promoções vocacional nas suas dioceses e cuidem de forma cuidadosa da escolha dos seus dinamizadores pois alerta que «Propor as vocações na Igreja local significa ter a coragem de indicar, através de uma pastoral vocacional atenta e adequada, este caminho exigente do seguimento de Cristo, que, rico de sentido, é capaz de envolver toda a vida».
Finalizando a Sua Mensagem, o Papa Bento XVI afirma que disponibilidade e a generosidade do serviço vocacional é um «sinal característico da vitalidade de uma Igreja local» convidando e desafiando as comunidades cristãs a testemunhar a sua «disponibilidade para dizer ‘sim' ao Senhor» de modo a ajudar e a encorajar aqueles que se sentem chamados por Deus a dizer SIM ao serviço da Messe.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Beato João Paulo II - "Escancarai, as portas a Cristo"

O Beato João Paulo II, durante toda a sua vida foi um homem que se acabaria por revelar sinal para toda a Humanidade!

Com o seu testemunho de força, dedicação, serviço e de entrega às mãos de Deus, foi luz no devolver à Igreja e ao mundo a esperança de uma vida humana mais digna, onde a verdade, o amor e a justiça, se apresentaram como valores, entre os valores, no indicar do caminho das nossas vidas!  Com a sua expressão "abri as portas a Cristo" que ficará para sempre na história dos homens, ele libertou os cristãos, especialmente os jovens, do medo e da vergonha de se assumirem como cristãos. O testemunho da sua entrega e amor a Jesus Cristo, também por meio de Maria Mãe de Jesus, ajudou a reconhecer nele o caminho para a abertura dos nossos corações para aquilo que desejamos e acreditamos. A vida impulsionada pelos valores do Evangelho, a vida vivida na atitude de quem ama o próximo e lhe entrega a sua vida, reconhecendo nele o rosto do Senhor Jesus. 
Resta unir as nossas vozes a todas as vozes que rezam e clamam pela a ajuda e intercessão do novo Beato da Igreja para a vida da nossa Igreja! Hoje me modo especial pedimos pelo nosso Bispo, pelos Padres, seminaristas, jovens pré-seminaristas da nossa Diocese e por todos os jovens que sentem o apelo de Deus a descobrirem mais sobre Jesus e a Sua Igreja... porque não ser Padre Diocesano? 
Beato João Paulo II... rogai por nós!