segunda-feira, 9 de maio de 2011

48ª Semana das Vocações | 8 a 15 de Maio 2011

"Propor as vocações na Igreja local"
Celebramos esta semana a 48º Semana de Oração pelas vocações na Igreja! O Santo Padre, o Papa Bento XVI alerta-nos, na sua mensagem para a semana das vocações, para a necessidade das famílias e das paróquias assumirem a sua missão de "apoio" no incentivo vocacional, assumindo Sua Santidade, que é necessário «encorajar e apoiar aqueles que mostram claros sinais de vocação à vida sacerdotal e à consagração religiosa»É portanto claro o apelo a que todos nós incentivemos os nossos jovens a permanecerem vigilantes para o chamamento de Deus! 

Sentimos que nas palavras do nosso Papa existe a referência a que é, principalmente neste tempo de maior "distracção e tribulação social" onde as propostas são variadas mas nem todas "semente de felicidade", que os dinamismos cristãos devem ter especial atenção aos jovens que sente o desejo de uma consagração radical a Deus e ao serviço da Igreja! Por isso diz-nos o Papa Bento XVI que «cada comunidade cristã, cada fiel, deveria assumir, conscientemente, o compromisso de promover as vocações»
As comunidades pedem padres para que as ajudem a seguir a Deus de modo mais fiel e perfeito! Então, devem elas mesmo entusiasmarem-se e entusiasmar os jovens para que o seu discernimento vocacional, a uma consagração a Deus e à Igreja, seja realizado num clima de alegria e paz de modo que o seu Sim a Deus seja natural e fecundo no realizar da sua missão!
Bento XVI refere que a Família e a Paróquia deve mesmo ajudar a que os jovens sejam mais próximos e amigos de Jesus! Elas têm um papel fundamental no crescimento dos jovens nas suas vidas de cristãos, elas devem ajudar os jovens na«amizade genuína e afectuosa com o Senhor, cultivada na oração pessoal e litúrgica; para aprenderem a escuta atenta e frutuosa da Palavra de Deus, através de uma familiaridade crescente com as Sagradas Escrituras». 
Continua o Papa alertando para a necessidade do desafio especificamente de cada "promotor" vocacional, todos aqueles que estão mais próximos dos jovens, a ajudarem os jovens a trilhar os caminhos da vida! Às Famílias pede-lhe que «sejam animadas pelo espírito de fé, de caridade e piedade, capazes de ajudar os filhos e as filhas a acolherem, com generosidade, o chamamento ao sacerdócio e à vida consagrada»; aos Sacerdotes apela a que estes «sejam capazes de dar um testemunho de comunhão com o Bispo e com os outros irmãos no sacerdócio» no desejo de que no testemunho sacerdotal os jovens se sintam seduzidos pela vida e pela missão do Padre na Igreja e no Mundo; aos Catequistas e Animadores desafia a que estes cultivem o «espírito dos adolescentes a si confiados», para que estes«possam sentir e seguir de bom grado a vocação divina»
Nos desafios que faz, o sucessor de Pedro, apela ainda aos Bispos a que impulsionem a promoções vocacional nas suas dioceses e cuidem de forma cuidadosa da escolha dos seus dinamizadores pois alerta que «Propor as vocações na Igreja local significa ter a coragem de indicar, através de uma pastoral vocacional atenta e adequada, este caminho exigente do seguimento de Cristo, que, rico de sentido, é capaz de envolver toda a vida».
Finalizando a Sua Mensagem, o Papa Bento XVI afirma que disponibilidade e a generosidade do serviço vocacional é um «sinal característico da vitalidade de uma Igreja local» convidando e desafiando as comunidades cristãs a testemunhar a sua «disponibilidade para dizer ‘sim' ao Senhor» de modo a ajudar e a encorajar aqueles que se sentem chamados por Deus a dizer SIM ao serviço da Messe.

Sem comentários:

Enviar um comentário