domingo, 28 de novembro de 2010

Advento! Feliz Ano Novo

- Sê livre! Deixa Deus fazer morada no teu coração! - 

E acontecem! ...os encontros do pré-seminário! Este fim de semana mais um encontro em grande "estilo" com os jovens da nossa diocese!


O tema do encontro deste fim de semana foi o Advento! Nem podia ser de outro modo...
Iniciamos o Advento e por isso há um conjunto de desafios que nos saem ao caminhos... e nós no pré-seminário não queríamos ficar fora desses caminhos!

Tinha tudo para dar certo... e deu!
As peças apareceram (os rapazes) e o puzzle pode ser construindo. 
O sol brilhou e o frio fez uma pequena pausa! Foi muito bom!

O tema do nosso encontro foi o Advento, 
Os caminhos para uma melhor vivência deste tempo que nos prepara para as festividades do Natal! A nossa liberdade para assumir e preparar o coração para acolher Jesus!

Vimos que para se fazer verdadeiramente Natal teríamos que olhar a nossa vida e procurar a reflectir sobre o que tinha corrido menos bem no ultimo ano! Compreendendo as nossas atitudes menos conseguidas, saberíamos que atitudes tomar para melhorar as nossas vidas e purificar o coração para que o menino Jesus pudesse vir e fazer nela a Sua morada.

Vimos que atitudes como a da vigilância, a oração, a reflexão, a esperança, a alegria, o anuncio da chegada de Jesus e o testemunho da nossa fidelidade a Deus, eram claramente caminhos que nos levam a preparar o nosso coração para o Natal! 

Uma relação mais próxima com Jesus teria que passar por alguns dinamismos eclesiais e comunitários, como a Eucaristia, a reconciliação e uma relação mais próxima com aquele que esperamos: Jesus Cristo! 

Descobrimos que se vivermos tais atitudes preparamos o nosso coração para recebermos o Senhor Jesus e Ele torna-lo Sua morada! 

O encontro decorreu normalmente, sempre em clima de alegria e amizade!
Rezamos, reflectimos, vimos alguns  vídeos, PowerPoint's, cantamos algumas musicas a preparar o encontro de Natal, e claro uma futebolada para manter o nosso corpo são.
A foto da equipa vencedora!

Houve grandes novidades neste encontro!
Fomos visitar o museu "O Canteiro" em Alcains que estes meses apresenta uma exposição temática de presépios lusófonos. Foi muito interessante e faz com que passasse-mos uma boa tarde de convivo.   


Alguns dos muitos presépios!

Não esquecendo o desafio do  Papa Bento XVI, fomos até à paróquia da Sé em Castelo Branco, à Igreja de St.Tiago, celebra a Vigília de Oração pela Vida Nascente! Antes de regressarmos ao Seminário de Alcains, aceitamos o desafio do Pe. Emanuel a um "dedo de conversa" e a confortar o estômago com uma fatia de pudim na casa paroquial! Com um frio de "rachar" regressamos a Alcains para descansar!

 
No Domingo, aceitamos o desafio do Pe. Rui Lourenço e fomos À Paróquia da Lardosa celebrar a Eucaristia! Encontramos uma comunidade bastante acolhedora e simpática que nos desafiou a uma participação mais interventiva! Deste modo não só falamos e testemunhamos a nossa presença "pré-seminaristica" como também fomos às catequeses conversar com alguns meninos... até aprendemos os gestos da musica "guiado pela mão!" 
Foi muito divertido!
O João faz a sua assinatura no Muro do Compromisso


A manhã passou que foi um instante! 
Terminado o Almoço regressamos às nossas casa... com alguns caminhos para uma melhor vivência do do Advento e com o desejo de "sacudir o pó das mantas do nosso coração" (como nos diria o nosso Bispo Diocesano D. Antonino) para neste Natal Jesus ver acontecer o Seu forte desejo de nascer e habitar nos nossos corações. 

Ele quer... nós também!

2 comentários:

  1. Pela primeira vez decidi ir a um encontro do pré-seminário, depois do Rui e do André me "moerem" tantas vezes lá decidi ir, e fui. E a única coisa que me arrependo é não ter iniciado a minha participação nestes encontros mais cedo. Este encontro foi bastante produtivo, e graças a ele vou conseguir preparar melhor a chegada do meu amigo Jesus uma vez que se encontramos no advento que é o tempo de preparar o Natal.
    Gostei muito de ir ao pré-seminário... :p
    João

    ResponderEliminar
  2. Olá João!
    Ainda bem que gostaste!
    Foi de facto um encontro muito bom!
    Fizeste bem em aparecer!
    Boa caminhada de Advento

    Um abraço

    ResponderEliminar