terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Partilhas de vida com esperança


O encontro do Pré-Seminário Diocesano realizou-se no passado fim de semana em Arronches onde procuramos viver o tema “Abre-te à Vida”! O desafio, lançado pelo Padre Fernando Farinha, foi o de podermos testemunhar um pouco do que somos e do que vivemos nos nossos encontros do Pré-Seminário a um grupo de jovens que vive na Instituição Casa Juvenil PraCachopos. 

Encontramos cerca de 20 rapazes vindos de “todo” o Portugal desejosos de estar connosco e de nos conhecer. Mas também uma equipa técnica serena, próxima e atenta às necessidades de cada rapaz, preparada para corresponder às necessidades primeiras e inesperadas que pudessem surgir.

O encontro correu muito bem. O nosso encontro enquanto grupo pré-seminário, decorreu com boa disposição, animação e abertura de coração para dar o melhor que temos; e também o encontro com os rapazes “PraCachopos” onde essencialmente procuramos passar a mensagem que Deus nos ama e que está sempre disponível a connosco caminhar, a tornar novos os nossos caminhos e a dar-nos força para abraçarmos todas as oportunidades que vão surgindo nas nossas vidas. Foi importante para nós deixarmos a mensagem de que depende de cada um de nós escrever novas páginas na vidas e prepararmos um final feliz para as nossas histórias de vida. Todos temos direito a recomeçar e a olhar o futuro com esperança, independentemente das histórias e dos caminhos feitos do passado!

Foi um tempo muito bom onde fizemos uns jogos, cantamos, dialogamos, demos testemunho sobre vocação, rezamos e deixamos uma mensagem de esperança e de muita alegria. Ao partirmos sentimos ainda uma forte expressão de amizade da parte dos rapazes que nos envolveram e quiseram despedir-se de todos nós, um a um, pedindo que pudéssemos voltar mais vezes,  desejo esse que foi manifestado por todas as partes.

Na partilha particular acerca do encontro a opinião dos pré-seminaristas foi unânime, foi muito bom estar com os rapazes da Casa Juvenil “PraCachopos” e todos deixaram em aberto a hipótese de regressar, talvez nas férias, e promover com eles uma actividade  onde pudessem ser eles a coordenar, testemunhar acerca das suas vidas e mostrar-nos a forma como vivem a fé e como acompanham o padre Fernando Farinha na descoberta e na vivência cristã, enquanto parte da comunidade de Arronches. Ficou o desafio!

Quando abrimos a nossa vida e partilhamos da nossa esperança, o mundo que algumas vezes nos parece com cor triste torna-se um espaço e um lugar onde, com Deus, todos os sonhos se podem realizar e todas as histórias terão certamente um final feliz.


Pré-Seminário Diocesano

Sem comentários:

Enviar um comentário