quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Disponibilidade para seguir Jeus


Nos dias 23 e 24 de Novembro reuniram-se em Montalvo, no Mosteiro de Nossa Senhora da Boa Esperança (irmãs Clarissa) os rapazes que frequentam os encontros do pré-seminário diocesano da nossa diocese. Este encontro teve a participação de 9 rapazes que vieram de Alcaravela, Constância, Tramagal e Sertã, sendo a maioria dos rapazes do Arciprestado de Abrantes.

Depois de um tempo “quebra-gelo”, próprio de quando há novos jovens no nosso grupo, iniciamos os nossos trabalhos partindo do Evangelho de São Mateus, onde Simão e André, depois do chamamento de Jesus, deixaram as redes e O seguiram, entramos no tema do nosso encontro, este mês sobre a disponibilidade. Uma oportunidade para lerem as suas vidas e compreenderem que se estão a aproximar da “idade das respostas” em que é necessário, de modo a não serem surpreendidos, a terem caminhos com prespectiva e delineados para chegarem onde Deus os chama. A importância de um coração disponível para todos os desafios que possam surgir e a importância da tomada de consciência de que nas grandes decisões da vida o melhor é mesmo não improvisar. Um coração disponível é um coração humilde onde existe espaço para a voz de Deus e para os Seus desafios, onde Deus faz nascer dons os quais darão os seus frutos conforme a respostas e os compromissos que se fazem no acontecer da vida. Um coração disponível, livre e puro que proporcione uma verdadeira experiencia de autenticidade, própria dos que escutam e procurar dar o melhor de si. E porque é disponível, livre, puro, é de certo um coração de “terreno favorável” à semente do chamamento. Depois do trabalho individual e da partilha dos “frutos recebidos”, seguiu-se um momento de oração final de tarde. Após o jantar a sessão de cinema e depois o descanso.

A manhã de Domingo foi centrada no Evangelho do dia, Evangelho segundo S. Mateus sobre a Solenidade de Cristo Rei! Leitura, escuta, contemplação, reflexão e acção! Um trabalho partindo da realeza de Jesus baseado na disponibilidade de Jesus para seguir o projecto de Deus! Terminamos o nosso encontro com a celebração da Eucaristia junto da Comunidade de Nossa Senhora da Assunção em Montalvo. Seguiu-se os “arrumos” e o almoço, após o qual regressamos às nossas casas.


Pré-Seminário Diocesano Portalegre – Castelo Branco

Sem comentários:

Enviar um comentário