quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Caminhar por novos caminhos!

No passado fim de semana, 19 e 20 de Outubro, retomamos os encontros do Pré-Seminário Diocesano na nossa diocese. Era grande a expectativa de todos, pois eram várias as novidades: “nova terra”, novas instalações, novo ritmo dos encontros, novos rostos e novas vidas! “Como iria acontecer?” era uma das interrogações presentes interiormente.


E aconteceu... normalmente! Os rapazes foram chegando e foram ficando num diálogo que era desejado entre todos, pois fazia 2 meses que não nos encontrávamos, e havia entre todos o desejo do reencontro. Decorreu com o ritmo próprio "dos primeiros” encontros. Fizemos o reconhecimento da nossa nova casa, dos espaços, das potencialidades e no fim o estruturar os espaços dedicados a cada dimensão do encontro; oração, reflexão, lazer e claro, o necessário descanso!


Este encontro incidiu principalmente na apresentação e adaptação dos novos rapazes! Dos 14 rapazes presentes 6 eram estreantes nos nossos encontros. O Diogo Guita veio de Constância; O João e o Pedro do Tramagal, o Diogo Rijo de Portalegre e o Vasco e o Pedro Rodrigues da Sertã! Estes juntaram-se ao Simão de Portalegre, ao Pedro valente e ao Miguel Calmeiro de Castelo Branco, ao Pedro Castro ao Miguel Reis e ao Ruben de Alcains, e ao Pedro e Francisco Lopes de Alcaravela! Estiveram representados quase a totalidade dos arciprestados da nossa diocese... só faltou mesmo o arciprestado de Ponte de Sor! Será para a próxima? Fica a esperança de que sim!


No entanto este primeiro encontro não se ficou só pela apresentação e integração dos novos rapazes! Houve tempo para refletir sobre quem somos e que metas desejamos alcançar na nossa vida; para uma jogatana de futebol; para um filme, para um momento forte de oração e, claro, para vivermos e celebrarmos os desafios da Eucaristia Dominical onde testemunhamos a nossa amizade e a nossa alegria, própria dos amigos de Jesus, nas comunidades de Montalvo, no Mosteiro da Boa Esperança, e de Constância, na Igreja Matriz de São Julião Mártir.


Após o almoço, já bem depois da hora prevista para terminarmos o nosso encontro, todas as desculpas eram boas para ficarmos mais um pouco mais. 


Pré-Seminário Diocesano Portalegre – Castelo Branco

Sem comentários:

Enviar um comentário