terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Jesus Sacerdote! Continua a Sua missão | Encontro de Fevereiro do Pré-Seminário Diocesano

Fevereiro rima com caminheiro! Assim se sentiram os pré-seminaristas da nossa diocese de Portalegre – Castelo Branco que continuam o seu caminho de descoberta acerca de Jesus e dos Seus desafios. Na temática escolhida para o encontro de Fevereiro, “Jesus Sacerdote! Participa na sua missão…”, e aproveitando o sol que se fez sentir no passado fim-de-semana, os rapazes tiveram a oportunidade de num dia de passeio, reflectir, rezar e viver em espírito de amizade e aventura.

Este encontro contou com dois novos rapazes. O João de Portalegre e o Rafael de Tinalhas. Revelaram-se mais-valias para este jovem grupo. Na manhã de Sábado, um momento que consideramos ser cada vez mais indispensável: o momento desportivo. 
São sempre momentos que ajudam a descontrair e a integrar os “novatos”… a animação fica garantida! No final da manhã o primeiro passo na temática do encontro. Após a leitura e reflexão do texto evangélico que nos falava do chamamento dos primeiros discípulos (Lc 5, 1 – 10) cada um pode escrever a continuação desse mesmo texto.
Cada um devia escrever algumas linhas conforme a sua oração… tratava-se de continuar o texto como se cada um fosse um dos discípulos chamados a seguir Jesus e a serem continuadores da Sua missão.

Depois do almoço seguiu-se a ordem de “trabalhos” por outros caminhos.


Aproveitando a amena temperatura que se fazia sentir, visitamos e trilhamos a Rota dos Fósseis do Geopark Naturtejo em Penha Garcia, concelho de Idanha-a-Nova. Ao mesmo tempo que fomos descendo e subindo os caminhos, foram dadas algumas questões a responder pessoalmente, sendo que as respostas iam sendo colocadas no B.O.D (Balão de Oração para Deus).
Terminada a aventura da caminhada na rota dos fósseis (pouco mais de 3 quilómetros a subir e a descer) e terminadas todas as perguntas do desafio do encontro, subimos ao Castelo de Penha Garcia onde cada um encheu o seu B.O.D e o lançou ao céu…entregando as suas respostas e reflexões a Deus!

De regresso ao Seminário ainda fizemos uma paragem surpresa em Proença-a-Velha para visitarmos o Festival do Azeite e Fumeiro que estava a decorrer nesse fim-de-semana. Depois o definitivo regresso para descansar, rezar as vésperas e jantar! No final da noite, a habitual sessão de cinema, as assinaturas no "Muro do Compromisso" e o merecido descanso. 


No Domingo um tempo voltado para a reflexão da Palavra da Eucaristia de Domingo. Depois do pequeno-almoço, um momento de animação em que o João (um dos novos pré-seminaristas) realizou um “mini” espectáculo de magia.
Seguiu-se então a preparação da Eucaristia com a reflexão da Palavra do Evangelho, o ensaio das músicas para depois, no final da manhã, celebrarmos a Eucaristia. 
O encontro terminou com o almoço, que se prolongou um pouco mais que o costume… tal não era a animação!
Se Deus quiser... até Março!

Sem comentários:

Enviar um comentário