quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

“Jovens de… Justiça, Alegria e Paz”

O tema “Jovens de… Justiça, Alegria e Paz” deu o mote para que os pré-seminaristas da Diocese de Portalegre – Castelo Branco se reunissem para passar algum tempo de convívio, oração e reflexão.

O encontro de Janeiro teve a participação de sete jovens, dos quais, dois estiveram pela primeira vez. Ao Bruno dos Cebolais e ao Miguel de Alcains, demos-lhes as boas vindas com uma "animação extra" no nosso encontro.

Iniciamos o nosso encontro com o habitual momento de desporto logo pela manhã! Quisemos aproveitar a "manhã de Verão", que se quis fazer presente, e dar uns pontapés na bola! 


No fim todos venceram, pois mais que o resultado, ficaram os momentos de amizade, compreensão e de muito humor.


Depois do almoço, fomos visitar a Igreja de Alcaíns que nos últimos meses sofreu algumas obras de restauro. O Pré – Seminário Diocesano aproveitou a oportunidade para ir ver o resultado do restauro. Depois de espreitarmos quase todos os cantos da Igreja, a opinião era consensual… estava muito bem!


Já de regresso ao seminário, iniciamos os trabalhos sobre o tema do Encontro. Estivemos a ler e a dialogar sobre a carta do Papa Bento XVI para o Dia Mundial da Paz, onde cada um reflectiu e partilhou acerca da importância dos jovens de hoje na Igreja do amanhã. Foi o reconhecer de um conjunto importante de valores e de compromissos que cada um achou importante e sentiu necessários assumir para ir contra a corrente de desânimo que se quer enraizar entre os jovens de hoje. Mais tarde, um momento de trabalho individual que procurou que cada um conseguisse fazer uma síntese de modo, a que a característica/valor que tinham identificado na reflexão, pudesse ficar mais fortemente presente nos seus dias.



Ainda durante o tempo da tarde, alem do momento de oração, houve um momento para os rapazes resolverem um Jogo/Enigma onde tinham que ouvir o depoimento dos restantes colegas acerca de um crime. O objectivo era encontrar o assassino do crime que se encontrava entre eles. Foi um momento muito interessante onde os rapazes puxaram pela criatividade e pela atenção de modo a resolverem o “difícil” mistério. Conseguiram com sucesso… e alguma ajuda. Claro!


Depois do Jantar, tivemos a nossa noite de cinema com o filme “ A Menina do Capuz Vermelho”. Quase a horas de dormir… hum, bem...os rapazes foram dormir.

O Domingo nos encontros do Pré – Seminário é "quase sempre" dedicado à preparação e reflexão da Liturgia da Palavra do Domingo.


Fazemos um momento de oração e depois lemos as leituras do dia, onde reflectimos e dialogamos acerca do tema principal do Evangelho. Ao fim da manhã, fomos para a Vila de Alcains, ao encontro da comunidade cristã para celebrarmos a Eucaristia. Terminada a Eucaristia seguiu-se o almoço e um “até breve”!


Até Fevereiro 

Sem comentários:

Enviar um comentário