quinta-feira, 21 de julho de 2011

… de férias, mas com Jesus no coração!



O pré-seminário diocesano iniciou a sua pausa habitual de verão! Os rapazes iniciaram as férias das muitas actividades em que se encontram envolvidos, e assim sendo, também férias dos encontros do pré-seminário. Por isso mesmo, esta pausa dos encontros dar-nos-á algum tempo para avaliar o trabalho que se fez e pensar nos novos desafios a apresentar no próximo ano pastora!

O lema, escolhido pelos rapazes para as actividades do ano 2010|2011 foi desde logo um forte estímulo para que as actividades fossem vividas com espírito de alegria e animação. “Jesus Cristo claro que sim” foi o lema escolhido. È uma música do Padre Paulo Vaz, da diocese de Coimbra, e que nos foi acompanhando ao longo dos nossos encontros e também dos encontros em que participamos com outros jovens ao longo do ano. O que motivou os rapazes a escolherem esta música como lema para o presente ano, foi o reconhecimento de que nela estava presente o desejo de caminhar, interrogar e de ser mais amigo de Jesus. Sentiram na letra da música do padre Paulo Vaz que a presença de Jesus, quando se torna mais forte, ajuda à compreensão daquilo que Jesus verdadeiramente deseja para cada um.

Nas nossas actividades deste ano, estiveram presentes cerca de 13 rapazes, com idades compreendidas entre os 14 aos 21 anos, vindos dos arciprestados de Abrantes, Castelo Branco, Ponte de Sôr e Portalegre! Os nossos encontros, alem da habitual e indispensável vertente musical, tiveram momentos de oração e encontro mais forte com Deus; momentos de reflexão e de trabalhos, quer pessoal quer individual; de desporto e jogo, especialmente de rua; de peregrinação e de passeio; de visitas culturais; de encontros com outros jovens; de cinema… e muito mais! Conversando entre todos, percebemos que os momentos mais marcantes teriam sido, e acabou por ser unânime, a festa de Natal, em que contamos com a presença das nossas famílias e amigos, e a visita a Portalegre, onde conhecemos o nosso seminário (Seminário da Imaculada Conceição) e onde estivemos um pouco com o nosso Bispo, o Senhor D. Antonino Dias. Igualmente importante, foi a passagem por algumas comunidades da nossa Diocese, ao longo do ano, com quem celebramos a Eucaristia Dominical e onde tivemos a oportunidade de dar a conhecer o nosso grupo, procurando o momento para convidar outros jovens a juntarem-se a nós e a participarem nas nossas actividades!

O acampamento de Verão foi o nosso último encontro. Teve o realização nos doso dias 18 a 21 de Julho nas paróquias de Alter do Chão e Crato. O acampamento teve como lema “de férias, mas sempre com Jesus no coração”. Das Paróquias de Alter do Chão e do Crato, coordenadas pelo Senhor Monsenhor Paulo Henriques e pelo Senhor Padre Rui Rodrigues, entre o que visitamos e conhecemos, destaque para a visita a Alter Pedroso, as raízes da Vila de Alter do Chão e do Castelo da mesma vila. Na Vila do Crato destacamos a visita ao Carmelo de St.Teresa, onde dialogamos e rezámos com as Irmãs, e ao Mosteiro da Flor da Rosa. Mas não se pense que foi só passear e fazer visitas… aproveitamos o tempo quente que se fez sentir naquelas terras de Alentejo, para dar uns mergulhos nas piscinas municipais do Crato.

Assim terminou mais um ano de actividades! O final de cada ano no pré-seminário é sempre vivido com muita alegria e amizade. É uma altura importante porque para os rapazes mais velhos, pois é chegado o tempo de dizerem sim (ou não) aos desafios concretos da parte de Deus para as suas vidas. É tempo de dar mais um passo nesta caminhada de discernimento nesta procura de “desejar ser” Padre Diocesano. É para todos nós uma enorme alegria ver estes rapazes seguirem para o seminário onde de certo farão uma experiência muito forte e muto diferente das que já viveram nas suas vidas. Uma experiência mais longa e igualmente mais forte nesta descoberta de Deus e da missão do Padre Diocesano. Sentimos serem para nós um sinal de grande esperança, um sinal de que o coração diocesano continua a bater. Este ano é a vez do André Beato de Nisa, continuar o seu caminho de interrogação e discernimento. Fa-lo-à em Lisboa, no Seminário de São José de Caparide, onde continuará a sua caminhada, juntando-se aos rapazes da nossa Diocese que já lá se encontram. São eles o Miguel Serra também de Nisa, que irá frequentar o segundo ano do curso de Teologia, e o Miguel Coelho de Montalvo, que irá frequentar o primeiro ano do curso de Teologia. Á semelhança do André, também eles nos últimos anos frequentaram e fizeram parte das actividades do pré-seminário na nossa diocese!

Entre facilidades e dificuldades próprias de quem se faz ao caminho na procura daquilo que Deus deseja para as suas vidas, vamos caminhando com a esperança de que outros rapazes vejam no testemunho destes rapazes (nos mais novos que se encontram em pré-seminário e nos mais velhos que se encontram no seminário maior) a alegria de quem opta por seguir Jesus de um modo mais radical, de modo a interrogarem-se sobre o porquê dessa alegria e o porquê das suas opções. No próximo ano, com a naturalidade de quem descobre o seu caminho, alguns rapazes seguirão por outros caminhos e o grupo tornar-se-á mais curto, e do mesmo modo guiamos a esperança de que novos rapazes possam desejar fazer a experiência do Pré-Seminário Diocesano. Para que o grupo dos rapazes do pré-seminário diocesano continue a crescer, acreditamos que o testemunho dos nossos padres e dos nossos rapazes em seminários são fundamentais. Do mesmo modo, são fundamentais os desafios que eles recebem das paróquias; da educação cristã que recebem das suas famílias; o apoio e o incentivo que brota das próprias comunidades cristãs; e da presença forte e amiga de quem tem um papel fundamental na vida de cada um deles. Desejamos que este grupo cresça…  

Todos nos sentimos muito agradecidos por tudo o que fizemos e vivemos durante as actividades deste ano. Dialogando e olhando para o que vivemos, destacávamos a oração que fomos sentido na nossa caminhada. Por isso queremos agradecer desde já a todas as pessoas que se fizeram (e continuam a fazer) presentes entre nós, através da força da oração pelas vocações e pelo pré-seminário. Agradecer a todos os familiares e amigos que passaram pelos nossos encontros e nos incentivaram a continuarmos os nossos caminhos de descoberta. Agradecer aos párocos e comunidades por onde passamos e com quem convivemos, pela alegria com que sempre nos acolheram e nos desafiaram a uma presença mais assídua entre eles. Agradecer a todos os párocos e amigos que tornaram possível a participação de todos os rapazes… Agradecer… é o sentimento que perdura… acima de tudo, porque é por Ele que nos reunimos e nos questionamos. Agradecer a Deus pela sua constante presença em tudo o que fizemos, por tudo aquilo que nos ajudou a descobrir e pelas alegrias e dons que fomos reconhecendo ao longo de todo este ano!

Agora as férias! Mas sempre com Jesus no coração!   

Sem comentários:

Enviar um comentário