segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Chamado a ser Padre?

Grande parte das vezes o mais complicado de quem se sente chamado por Deus a ser Padre é os primeiros passos na caminhada. Devido à mentalidade que se vive na nossa sociedade, há muitas vezes um sentimento de "esconder" o maravilhoso dom que Deus coloca nos corações dos muitos jovens!

Actualmente pela sua muita informação, a Internet é claramente um dos locais ideais para esclarecer algumas duvidas acerca do "ser Padre". Muitos desses jovens não têm coragem de partilhar com um Sacerdote amigo ou mesmo com o Sacerdote "lá da paróquia" e assim sentem-se mais seguros diante de um computador, através do qual procuram todo o tipo de informação possível sobre o assunto! No entanto, essa muita informação, nem sempre ajuda os rapazes nestes processos de descoberta. Normalmente só confunde quem procura o seu caminho para Deus. E como diz o povo «muito ajuda quem não atrapalha».

Então que fazer? Algumas pistas:

Antes de mais, parar e olhar para si mesmo!
No silêncio e na quietude do dia, procurar compreender os desejos de Deus... os seus desejos. Rezar e reflectir o desafio de ser Padre! Lembrar alguns padres que conheça e compreender pontos em comum. Nas idas à igreja, demorar-se um pouco mais e rezar junto de Jesus Sacramentado.

Então, já encontrado consigo mesmo e com Deus, procure um Padre em quem confie e fale-lhe dos desafios e inquietações aos quais sente chamado a discernir. Alguém que lhe fale de Deus e o ajude a O conhecer melhor; alguém que o ajude a ler os sinais de Deus que tem dificuldade em compreender; alguém que lhe fale do que é ser Padre e qual a sua missão; alguém que o possa acompanhar nas dúvidas acerca de Deus, da Igreja e do Mundo. 

Desejando saber mais sobre as suas inquietações e sobre os desafios de Deus, procure participar em encontros de discernimento próprios para o fase da procura de Deus em que se encontra.

Na nossa diocese existem os encontros do Pré-Seminário Diocesano onde alguns rapazes, com idades superior a 13 anos,  procuraram descobrir os caminhos a que Deus os desafia. Procuram partilhar aquilo que têm e são com outros rapazes que têm as mesmas sensibilidade e interrogações. Em conjunto reflectem temas acerca de Cristo e da Igreja; jogam; passeiam; rezam... entre outras actividades! 

Para os rapazes mais crescido e com outra maturidade, mas com os mesma inquietações, o desafio é diferente. O mesmo Pré-Seminário Diocesano procura nesses casos ter uma presença diferente junto desses rapazes e com eles fazer caminho. Acompanha-os em actividades com outra exigência humana e espiritual. Como por exemplo, o "Fim de semana ComPadre", recolecções, retiros, voluntariado... e outros mais, que possam ajuda-los a compreender e a fortalecer uma futura opção por Cristo e pela Sua Igreja. 

Para ambos os rapazes é necessário abertura e confiança num acompanhamento mais próximo e personalizado para que, em conjunto com Deus e com aqueles que Ele coloca ao ser serviço (os padres), possam descobrir e cimentar essa opção forte e destemida por Jesus Cristo e pela missão na Igreja.   

Muita é a informação de que dispomos na Internet acerca desta temática, mas saberemos nós compreender qual é aquela informação que nos pode ajudar? O melhor é mesmo procurar um padre que nos posso ajudar! No entanto, para os mais reservados, muita da informação que encontramos na Internet poderá ser muito útil...  

Uma dica... esta é! 
Contacta-nos... Esperamos por ti! 


Não deixes passar esta oportunidade para poderes ser feliz!

2 comentários:

  1. MEU NOME É GABRIÉL MUITO OBRIGADO E QUE DEUS O ABENSOE

    ResponderEliminar
  2. Gostaria de saber como faço para entrar em um seminário, oque devo fazer, é necessário pagar alguma taxa ou mensalidade ? Pois moro no Paraná e o seminário mais perto de onde moro fica na cidade de Castro, e não consegui me comunicar com eles para receber mais informações sobre o assunto.
    Estarei aguardando a resposta OBRIGADO !!! Leandro.

    ResponderEliminar