quinta-feira, 3 de maio de 2012

Pré Seminário Diocesano no Arciprestado de Abrantes


No fim-de-semana 28 – 29 de Abril, final da Semana de Oração pelas Vocações que este ano teve como tema "As vocações Dom do Amor de Deus", reuniram-se os rapazes do Pré-Seminário Diocesano para mais um desafio! Foi um desafio que teve início em Alcains, mas que depois continuou no Arciprestado de Abrantes, em Rossio ao Sul do Tejo e no Domingo na Chainça onde celebramos a Eucaristia Dominical com o Padre José da Graça e com a comunidade que tão carinhosamente nos acolheu. Seguindo-se depois o regresso a Alcains onde terminamos o nosso encontro.

Os rapazes partiram do tema da semana das Vocação e procuraram responder à questão “ Já pensaste na tua vocação” partindo da visualização de vários vídeos vocacionais, onde tinham que responder a algumas perguntas partindo do filme que tinham visualizado. Cada visualização trazia questões para responder e para os ajudar a reflectir acerca do “ser padre”. Depois de uma breve pausa, fomos ao encontro de alguns jovens do Arciprestado que estavam reunidos para um encontro dinamizado pela equipa da Pastoral Juvenil Arciprestal de Abrantes ao qual deram o nome de “Tarde das Vocações”.

   (Nove pré.seminaristas: Vitor; Afonso; Fábio; Pedro Valente; Gonçalo; Paulo; Pedro; Simão e Rúben)


Esta iniciativa realizou-se na Paróquia do Rossio ao Sul do Tejo e foi ao encontro do desejo da Igreja para essa semana; reflectir sobre as vocações Sacerdotais, Religiosas, Missionárias e também a vocação à família. O desejo de levar os jovens a rezar, sensibilizar e despertar os dons de Deus, entregando-os ao serviço da Igreja e da Sociedade na missão de cada um.

Os “pré seminaristas” participaram na actividade "Tarde das Vocações" testemunhando os seus pontos de vista vocacionais, a sua experiência e vivência fruto dos encontros do pré-seminário e a importância de responder Sim a Deus nos desafios que Ele vai colocando na vida de cada um!

                                
A "Tarde das Vocações" teve o seu início com o acolhimento pelas 17 horas seguindo-se depois um jogo em "peddy paper" acerca das Vocações da Igreja! Várias equipas espalhadas num circuito de rua que levou os jovens até à margem do Rio Tejo, no qual tinham um conjunto de jogos e momentos de reflexão para realizar e que a todos muito divertiu! No final do Jogo Vocacional um jantar partilhado que ajudou a recuperar forças para o ensaio e para a Vigília de Oração pelas Vocações que no inicio da noite se realizou na Igreja do Rossio, presidida pelo Padre Carlos Almeida, Pároco de Alferrarede! 


No Domingo sentimos a oração e o carinho da comunidade da Chainça, rosto da presença orante de todas as comunidades da diocese que rezam pelas vocações, e assim, pelo discernimento dos jovens pré-seminaristas. O nosso agradecimento ao Padre José da Graça pelas palavras de amizade, encorajamento e pelo desafio à oração pelas vocações que manifestou. No final, e depois de muitos cumprimentos e palavras de ânimo aos rapazes, metemo-nos à estrada de regresso ao Seminário de Alcains para almoçarmos e terminarmos o nosso encontro! Neste encontro damos a boas vindas a três novos rapazes; O Afonso, o Fábio e o Vítor da Concavada que participaram pela primeira vez.

Foi um fim-de-semana de muita alegria, reflexão e oração! Entretanto fica a esperança de surgirem outros encontros semelhantes pela diocese por altura da semana de Oração pelas Vocações, em que o pré-seminário diocesano possa participar e em que se possa congregar jovens na descoberta de Jesus Cristo e na interrogação dos desafios de Deus para as suas vidas! A alegria dos jovens no reflectir das suas vidas e das suas vocações, é para todos motivo de esperança de num futuro próximo podermos fazer festa com os seus "Sim" a Deus e com os seus projectos na Igreja, quer sejam eles nos caminhos do sacerdócio, da vida religiosa, da vida Missionária ou da vida em matrimónio.


Continuamos a rezar pelas vocações no desejo de se manifestarem tal como elas são, dons do amor de Deus. Contamos com a sua oração! Bem Haja.