quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Encontro Diocesano de Jovens "Guiados pela alegria de Taizé" | Portalegre


Jesus subiu ao Monte, chamou os que quis e eles vieram com ele”, (Mc 3, 13).

É na descoberta da amizade de Jesus e no abraçar do desejo de subir ao monte e estar com Ele, que lançamos uma vez mais aos jovens da nossa diocese, o desfio de se deixarem guiar pela alegria que muitos vão descobrindo, seja na comunidade dos irmãos de Taizé em França, seja nos vários momentos de oração propostos pelas paróquias ou pelos diferentes dinamismos juvenis da nossa diocese.

Depois de testemunharmos esta alegria nas cidades de Castelo Branco e de Abrantes, eis que somos levados pela força do Espírito, à
cidade de Portalegre. O encontro “Guiados pela alegria de Taizé” destina-se aos jovens de toda a diocese, rapazes e raparigas, que tenham idade igual ou superior a 15 anos. É um encontro com forte cariz vocacional que procura, em primeiro lugar, colocar os nossos jovens em contacto com as várias vocações na Igreja, e também dar-lhes a conhecer a realidade de alguns grupos de jovens paroquiais / espiritualidades juvenis presentes na nossa diocese, de modo a abrir horizontes e outros caminhos, para que todos possa continuar a descobrir o seu lugar na Igreja e a viver mais profundamente o rosto jovem de Jesus Cristo. É uma proposta de oração, reflexão, testemunhos e animação que também procura encurtar distancias entre os nossos jovens diocesanos, sejam elas geográficas, sejam elas espirituais.

Terá o seu inicio pelas 20h30 do dia 27 de Fevereiro (Sexta feira) com o acolhimento na Praça do Rossio em Portalegre e terminará no dia 1 de Março (Domingo) com a Eucaristia na Sé Catedral presidida pelo Sr. Bispo, seguida do almoço, estando terminado pelas 15h00. Aos jovens é pedido que façam a sua inscrição até dia 23 de Fevereiro. Para o fim de semana devem levar saco cama e esteira e tudo o resto que diz respeito a estarem fora durante um fim de semana. A estadia e as refeições dos jovens ficaram a cargo das famílias de acolhimento em Portalegre.  


p. Nuno Miguel Silva, Director do Pré-Seminário Diocesano

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Dedicado a Deus - Encontro de Fevereiro


Decorrerá nos próximos dias 7 e 8 de Fevereiro, no Mosteiro das Irmãs Clarissas em Montalvo, mais um encontro do Pré-Seminário Diocesano da nossa diocese!  O encontro terá o seu inicio pelas 15h00 da tarde de Sábado e terminará no Domingo com o almoço.

No encontro de Fevereiro os jovens irão ser confrontados com o tema “Dedicados a Deus” que procurará provocar e fortalecer a sua relação com Cristo de modo a eles compreenderem a razão da dedicação de tantos homens e mulheres que vivem o seu baptismo de uma forma tão radical.

Um encontro que promete a alegria própria daquela que nasce do encontro entre amigos, entre cada um e Cristo.

Pré-Seminário Diocesano