terça-feira, 16 de dezembro de 2014

PALAVRA feita CARNE


É tempo de viver e partilhar a alegria do Mistério da Encarnação do Verbo. Só é de Deus quem se deixa Encarnar pela Palavra de Deus! Foi este o desafio proposto aos jovens que aceitaram o desafio do pré-seminário neste mês de Dezembro. A poucos dias do Natal, os rapazes foram desafiados a olhar o Natal e o seu Mistério e a “dá-lo” àqueles que mais precisam de se alegrar com a alegria da chegada do Menino Deus!

O encontro aconteceu no fim de semana de 13/14 de Dezembro, no Mosteiro das Irmãs Clarissas de Montalvo e contou com a presença de 7 rapazes vindos de várias paróquias na nossa diocese. O Diogo e o Jorge de Portalegre, o Vasco e o Pedro da Sertã, o Francisco e o Pedro Lopes de Alcaravela e o João Patrício do Tramagal.

O final do dia de Sábado foi sem sombras de duvidas o momento central do nosso encontro. Durante a tarde preparamos uma visita de Natal ao Lar camões em Constância. Preparamos uns contos de natal, umas músicas e ainda fizemos umas “manjedouras” com a imagem de Jesus menino que quisemos ofertar aos idosos.

A visita ao Lar Camões correu muito bem e a alegria de Natal no rosto dos idosos foi, sem sombra de dúvidas, a maior prenda que poderíamos receber no final do dia. Tanto os idosos da “Sala comum” como os idosos “acamados” manifestaram com gratidão e carinho a presença e animo dos rapazes, que lhes poderam proporcionar um momento especial neste tempo profundo e especial.

Entretanto o encontro teve outros momentos importantes. Além dos momentos de fortalecem os laços de amizade entre todos, como tarefas comuns, jogos e o indispensável filme da noite, houve momentos de diálogo, reflexão, oração que ajudam a aprofundar a nossa relação com Deus. Uma experiência de amizade e de encontro com Deus e com os outros que procurou abrir a nossa vida e o nossos horizontes sobre o Mistério de Deus e sobre o quanto esse Mistério alegra a vida de tanta e tanta gente.


Pré-Seminário Diocesano

sábado, 6 de dezembro de 2014

PALAVRA feita CARNE



O Tempo do Advento caminha para o seu fim e o momento da Palavra de Deus se fazer Carne está para breve! Jesus procura carne onde se possa fazer Carne e habitar no meio dos homens. Um autentico mistério de Amor! 

O encontro realiza-se nos dias 13 e 14 Dezembro, no Mosteiro das Irmãs Clarissas em Montalvo e destina-se a rapares com idades igual ou superior a 14 anos.  Inscreve-te até à próxima quarta pelo teu pároco ou então pela nossa conta de e-mail: pre.seminario.ptcb@gmail.com.

Para saberes mais sobre o pré-seminário e sobre os encontros mensais, visita o site através do endereço http://preseminarioptcb.wix.com/preseminariopcb

Participa e vem fazer parte na nossa família!
Esperamos por ti!

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

E POR QUE NÃO TU?


A vida é um dom maravilhoso e gratuito de Deus. Se é dom de Deus, também é tarefa humana. Temos de colaborar, rentabilizando os talentos que o Senhor nos deu, vivendo com dignidade e exercendo a nossa cidadania, servindo com amor. Servir é expressão de liberdade interior, manifesta grandeza de alma e sentido de responsabilidade face aos outros. E servir é possível a todos, com pequenos ou grandes gestos desde que animados por amor sincero. O primeiro servidor foi Jesus, manso e humilde de coração. Quem serve torna-se manso e humilde, entende quão grandioso é gastar-se pelos outros e experimenta no dom de si a alegria da gratuidade. Mais do que ninguém, os jovens entendem isto perfeitamente e são capazes de gestos extraordinários e contagiantes.

Pois é aos jovens, a eles e a elas, que agora me dirijo, neste início do ano que o Santo Padre o Papa Francisco quis dedicar à Vida Consagrada com os objetivos de fazer memória agradecida do passado, abraçar o futuro com esperança e viver o presente com paixão.

No meio das tuas hesitações e dificuldades no presente, no meio das tuas inquietações quanto ao futuro e perante a necessidade que sentes de tomar opções decisivas na tua vida, caro jovem, não te deixes seduzir pelo que destrói, pelo poder, pela filosofia do nada ou pela mesquinha ambição pessoal. Não tenhas medo dos compromissos definitivos quando assumidos livre e responsavelmente. O apreço pela vida como dom de Deus, os apelos que brotam do seio da comunidade humana, a atração pelos valores e as escolhas fundadas e fundamentais reclamam da tua existência um serviço aos outros, ao jeito de Jesus. Não sentes, porventura, ecoar, aí no teu coração, o apelo de Jesus: “Se alguém quer servir-Me, que Me siga” (Jo 12, 26)? Convido-te, pois, a que te ponhas de sentinela, vigilante, e abras o teu coração à voz desse Amigo para que Ele te ilumine e te ajude a fazer as escolhas que deves fazer na tua vida! Ele está aí, junto de ti, a pedir-te que escutes os seus ensinamentos e apelos, que fales com Ele, que aprendas com Ele, que caminhes com Ele, que confies n’Ele. E porque a vocação é uma realidade mediada, não deixes de pedir conselho a alguém que te possa ajudar a discernir o teu caminho! Assim, construirás a história bela da tua vocação e da tua vida: Deus que te chama com amor, gratuitamente, e tu que respondes, também com amor, livre e responsavelmente, aos seus desafios, aos desafios da sua messe.

A Igreja tem de continuar a sua missão no mundo, missão tão necessária quão urgente. Para isso, Jesus Cristo quis precisar de ti, a Igreja e os outros precisam de ti, do teu entusiasmo, da tua alegria, da tua traquinice, da tua irreverência, dos teus talentos que são imensos e variados. É certo que, nesse trabalho, o Senhor não prometeu facilidades, apenas nos disse que estaria sempre connosco. Por isso, dificuldades e sacrifícios não faltarão como não faltam em qualquer estádio ou esquina onde se joga a vida. Mas serás feliz por servir, serás testemunha daquela alegria que o mundo não pode dar. “Depois de tanta violência e opressão - referia São João Paulo II -, o mundo precisa de jovens capazes de "lançar pontes" para unir e reconciliar; depois da cultura do homem sem vocação temos urgência de homens e mulheres que acreditem na vida e saibam acolhê-la como chamamento que vem do Alto, daquele Deus que chama porque ama; depois do clima de suspeita e de desconfiança, que corrompem os relacionamentos humanos, somente jovens corajosos, com mente e coração abertos a ideais elevados e generosos, poderão restituir beleza e verdade à vida e aos contatos humanos”.

Não sentes?... Jesus toca-te no ombro. Ele confia em ti e sabe que tu és capaz!

D. Antonino Dias, Bispo de Portalegre - Castelo Branco