terça-feira, 29 de julho de 2014

Semana de Verão 2014 do Pré-Seminário Diocesano - TAIZÉ



Nos próximos dias 2 a 11 de Agosto o Pré-Seminário Diocesano da nossa diocese irá realizar, à semelhança dos últimos anos, a sua Semana de Verão que marca o encerramento das actividades do presente ano pastoral de 2014.

Depois de nos últimos anos termos passeado por algumas terras das nossa vasta diocese, (mais recentemente Alter do Chão e Crato; Sertã; Gavião) este ano, por opção e desejo dos rapazes mas também por conveniência pastoral, a Semana de Verão realizar-se-à em terras de França, na Comunidade de Taizé! 

Certamente uma experiência que os ajudará a continuar as suas buscas interiores e a vivênciar um tempo de oração mais forte e mais profundo na comunhão de tantos e tantos jovens com quem vão dar e receber das suas experiências de Deus. 

Será certamente uma Semana de Verão diferente. Possivelmente sem sol; claramente sem praia; sem filmes à noite e longos passeio durante o dia. No entanto a certeza de um encontro forte com Deus e com o Irmão que lhes possibilitará o encontro consigo mesmos e com as suas histórias pessoais. 

Viveremos um momento de acção de graças pelos dons que o Senhor nos concedeu neste ano com a resposta afirmativa ao seu desafio por parte de alguns rapazes da nossa diocese. Este ano são vários os rapazes que irão entrar no Seminário de São José de caparide para iniciarem uma nova etapa das suas caminhadas de discernimento vocacional. Não nos cansaremos nunca de agradecer o "SIM" do Miguel Farias e do Rubén José da paróquia de Alcains, do Mauro da Paróquia do Sardoal e a confirmação do Diogo Neves da Paróquia do Gavião! E pedimos pela concretização de "um outro SIM" que desejado, ainda não se poderá concretizar. Rezemos para que se concretize "já amanhã"!

Que o Senhor da Messe continue a despertar no coração dos rapazes da nossa diocese o desejo de discernir e aprofundar o seu chamamento ao sacerdócio.



Contamos com a oração de todos.
Pré-Seminário Diocesano

Prof. Ricardo Nuno Pires Farinha, Director do SDPJ - V


Movimentações na nossa diocese!

Vivemos um tempo em que somos mais obrigados a dispensar Padres dos serviços pastorais, por razões de idade e de saúde, do que a fazer nomeações. Não temos muito a quem nomear. Reconhecemos o trabalho generoso e alegre de quantos dispensamos dos serviços pastorais, embora continuemos a contar com a sua colaboração no que lhes for possível. Olhamos para eles com respeito e admiração. São vidas inteiras doadas com generosidade e alegria ao serviço do Povo de Deus. Este, embora lhes reconheça o direito ao repouso, sente a tristeza de os ver partir do seu seio, pois tem-nos e estima-os como se de pessoas de família se tratasse. A vida é assim e felizes de nós quando chegamos ao fim com a consciência tranquila de que fizemos o que devíamos ter feito, em obediência e docilidade ao Espírito que nos anima e fortalece. 

A renovação do sistema paroquial exige leitura, oração, estudo, reflexão, criatividade constante, experiências e iniciativas várias e maior dedicação do Padre àquilo que lhe é mais específico e essencial como verdadeiro pastor e evangelizador duma comunidade que quer ver adulta e a caminhar por si. Como sabemos, para que isso aconteça com naturalidade, o Padre não pode centralizar, não pode ter a pretensão de fazer tudo para não incomodar terceiros, não pode dispensar os bons colaboradores, não pode ditar ou mandar como se só ele fosse sabedor ou iluminado. Tem de estar atento à Comunidade e às pessoas. Tem de reconhecer quem poderá colaborar, convidar essas pessoas e formá-las. Tem de moderar com docilidade, orientar e confiar, mesmo que às vezes lhe pareça que as coisas não correm tão bem como ele gostaria que corressem: não temos o monopólio do Espírito, Ele atua em todos. 

Nomeio alguns Párocos in solidum, que não é a mesma figura de Pároco e Coadjutor. Párocos in solidum, sem mandante nem mandado, mas em comunhão, com um Moderador, na esperança de que, juntos com leigos, deem corpo àquilo a que vamos chamando de unidade pastoral, sempre num clima de aprofundamento e clarificação do que isso é e pode valer. Assim:

Padre António Martins Castanheira, dispensado de Vigário Paroquial de Aldeia de Santa Margarida, São Miguel d’Acha, Medelim e Proença-a-Velha, Arciprestado de Castelo Branco; 

Cónego Martinho Cardoso Pereira, dispensado da paroquialidade de Oleiros, Mosteiro e Isna, Arciprestado da Sertã;

Padre Libânio Domingos Martins, dispensado da paroquialidade de Mata e Escalos de Baixo, Arciprestado de Castelo Branco;

Padre Luís Moreira Bernardo, dispensado da paroquialidade de Aldeia de Santa Margarida, São Miguel d’Acha, Medelim e Proença-a-Velha, Arciprestado de Castelo Branco;

Padre Rui Manuel Antunes Lourenço, dispensado de Pároco das paróquias de Alcains, Lardosa e Sobral do Campo, Arciprestado de Castelo Branco;

Padre Ilídio Alberto Ribeiro Mendonça, dispensado da paroquialidade de Tramagal e Santa Margarida da Coutada, Arciprestado de Abrantes;

P. Rui Miguel dos Santos Rodrigues, dispensado de Diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude e das Vocações e nomeado Assistente Espiritual do mesmo Secretariado, continuando responsável pelos Convívios Fraternos e pelos outros serviços que lhe estão confiados.

Prof. Ricardo Nuno Pires Farinha, nomeado Diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude e das Vocações;

Padre Adelino Dias Cardoso, nomeado Pároco de Tramagal e Santa Margarida da Coutada, Arciprestado de Abrantes.

Padre Ilídio Alberto Ribeiro Mendonça, Padre António Martins Castanheira e Padre Francisco Alves da Silva (Da Sociedade de Vida Apostólica Missio Christi, do Brasil), nomeados Párocos in solidum e o Padre Libânio Domingos Martins Vigário Paroquial das paróquias de Alcains, Lardosa, Sobral do Campo, Lousa, Escalos de Cima, Escalos de Baixo, Mata, Caféde, Póvoa de Rios de Moinhos e Tinalhas, Arciprestado de Castelo Branco, sendo Moderador o Padre Ilídio Alberto Ribeiro Mendonça;

Padre Martinho Lopes Mendonça, nomeado Pároco de Aldeia de Santa Margarida, São Miguel d’Acha, Medelim e Proença-a-Velha, Arciprestado de Castelo Branco;

Padre Luís Manuel Antunes Alves e Padre Rui Manuel Antunes Lourenço, nomeados Párocos in solidum de Sobreira Formosa, Alvito da Beira, Montes da Senhora, Oleiros, Mosteiro e Isna, Arciprestado da Sertã , sendo Moderador o Padre Luís Manuel Antunes Alves.

Antonino Eugénio Fernandes Dias
Bispo de Portalegre-Castelo Branco

28/07/2014

terça-feira, 8 de julho de 2014

Semana de Verão para candidatos ao Seminário Diocesano


O Seminário de S. José de Caparide (Lisboa) realiza a Semana de Verão para rapazes que, tendo já completado o 12º ano, queiram viver uma experiência de vida em comunidade, aprofundamento dos sinais vocacionais, oração, reflexão, partilha e convívio. 

A Semana de Verão irá realizar-se durante a semana de 20 a 27 de Julho no Seminário de São José de Caparide, seminário que actualmente acolhe os rapazes que desejam dar os primeiros passos de descoberta vocacional, possibilitando-lhes um crescimento e amadurecimento da sua vocação ao sacerdócio e permitindo-lhes iniciar uma caminhada de formação Espiritual, Teológica e Humana para abraçarem a missão do Sacerdócio Diocesano na Igreja de Cristo. 

Este ano teremos quatro jovens da nossa diocese de Portalegre - Castelo Branco a fazerem "esta" experiência da "venda dos seus campos"  em mais uma etapa de descoberta sobre o caminho a que sentem chamados seguir. O Rúben Martins e o Miguel Farias de Alcains (Arciprestado de Castelo Branco), o Mauro Belém de Sardoal e o Ricardo Nobre de Vale das Mós (Arciprestado de Abrantes) darão mais um passo na sua caminhada de descoberta. Um passo importante ao qual poderá segui-se o passo de entrada no Seminário de São José de Caparide para viverem, de modo intenso e durante um ano, a experiência do Ano Propedêutico que lhe permitirá fortalecer o sentir do desejo dos restantes passos até ao "Passo da entrega" da vida toda no Serviço à Igreja no Sacerdócio. 

Todos olhamos com esperança e alegria para estes rapazes da nossa Igreja Diocesana. No entanto rezamos para que, acima de tudo, possam dar continuidade à caminhada que têm feito e façam um forte e profundo discernimento que lhes permita compreender com toda a verdade os caminhos a seguir e a Vocação a abraçar. 

Pré-Seminário Diocesano