terça-feira, 17 de junho de 2014

Quem de noite anda, de dia dorme - Actividade do Pré-Seminário Diocesano



Nos dias 13 e 14 de Junho realizou-se mais um encontro do Pré-Seminário Diocesano da nossa diocese tendo como tema “Testemunha! Deus vive em ti. O encontro teve a particularidade de ter um “sabor a despedida”, seja para os rapazes que fazem parte deste grupo à 5 anos e que agora, terminado o 12º ano, para outros caminhos, seja para os outros que, apesar de desejarem o reencontro no próximo ano, desconhecem ainda as surpresas que os caminhos próprio das férias tem reservado para eles.

O encontro foi dividido entre Abrantes e Constância e teve a particularidade de ter sido realizado durante a noite. Durante toda a noite os nossos rapazes testemunharam a sua amizade com Deus e partilharam os frutos dessa amizade. Num primeiro momento, pelas ruas da cidade de Abrantes testemunharam a alegria da pertença ao grupo do Pré-Seminário e a força que vive neles por saberem-se acompanhados e cuidados por Deus, entregando-Lhe com confiança os seus futuros; num segundo momento, nas ruas de Constância, em momentos de maior intimidade, oração e partilha de vida e projetos. Claramente um momento de profundidade e emoção pelas partilhas que se fizeram e pelas preces pelas quais rezamos. Mas também foi momento de jogo, interajuda e de resistência, não só pelas dificuldades do caminho mas principalmente pela instabilidade climatérica, pois à medida que as horas passavam, o ambiente  esfriava o que tornou a noite um pouco difícil... no entanto, especial.


Na aventura da noite e num ambiente de oração no alto de Constância, o momento mais difícil desta actividade. O recordar de tantos e tantos encontros que naquela noite terminaram para quatro dos nossos rapazes. O Miguel Calmeiro e o Pedro Valente terminaram o 12º ano e prosseguem os seus estudos na faculdade, e o Miguel Farias e o Ruben José que terminaram as suas respectivas caminhadas de discernimento vocacional no Pré-Seminário Diocesano e que ingressarão, ao que tudo indica, no próximo ano no Seminário de São José de Caparide em Lisboa para continuarem a sua caminhada de discernimento vocacional, agora numa outra etapa e num ambiente mais forte de oração e reflexão sobre a vida e a sua vocação. Destaque para as partilhas do Pedro e do Miguel; o Pedro falou da importância de ter frequentado os encontros do pré-seminário diocesano e o quando o ajudou a crescer com Jesus e na Igreja, e o Miguel partilhou as suas inquietações e o desejo de seguir para Lisboa e aprofundar as suas inquietações, continuando de coração aberto para o desejo de Deus para a sua vida. No final, depois de risos, fotos e de um primeiro pequeno almoço, a descida e o regresso para a Vila de Constância.

Quem de noite caminha, de dia dorme... poderia dizer o povo! Por isso, chegados ao Mosteiro das Irmãs Clarissa ao nascer do dia, tivemos que retemperar as forças com tempo de descanso para podermos abraçar o dia que estava a nascer.

Após uma manha bem dormida, almoçamos, arrumamos a casa e fizemos a despedida do “até breve”! Apensar de alguns partirem para outros caminhos, os laços que se foram criando e fortalecendo em todos os nossos encontros, permanecerão para sempre. Para uns será o “até já”, pois ainda nos iremos encontrar na “actividade de Verão do Pré-Seminário que se irá realizar durante a primeira semana de Agosto.

Pré-Seminário Diocesano