sábado, 10 de maio de 2014

Semana de Oração pelas Vocações Pcb | 2014



Os jovens da Diocese de Portalegre - Castelo Branco dizem SIM
à oração pelas vocações nesta 
Semana de Oração pelas Vocações | 2014

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Padre Amândio Mateus - Testemunho de um padre!

Padre Amândio* do Mação
Padre da igreja dos sécs XX e XXI, por graça de Deus



A propósito da celebração dos 25 anos sobre a data da Ordenação sacerdotal é-me pedido um testemunho com propósito vocacional.

Quem sou e donde vim? Nasci no ano de 1963, num lugar recôndito da paróquia de Estreito (Oleiros), onde fui baptizado a 6 de setembro desse mesmo ano. Cresci num ambiente familiar como tantos outros e ao terminar a escola primária punha-se a pergunta de como havia de ser a seguir. Convém recordar que ainda não era uso estudar depois de obtida a aprovação no exame da 4ª classe. Nesse ano dera entrada na nossa paróquia um padre, com 36 anos, como todos os outros mas com um ar muito feliz. Ao lado dele apareciam, também felizes, os seminaristas do Estreito que ao tempo eram de 4 ou 5 e eu informei, lá em casa que queria ser como eles. E assim se deu a entrada deste menino no ambiente dos claustros e a sua vocação para o santuário.

Correram tempos, saíram os conterrâneos mais velhos do seminário, morreu jovem o padre José Bernardino, que entretanto saíra para outra paróquia, mas nunca saiu de mim a vontade de ser feliz como ele mostrava de forma tão autêntica e livre por se ter identificado com Cristo e por servir a Igreja e a humanidade.

Este testemunho vivo resultou em chamamento que me levou aos seminários de Gavião, Alcains, Portalegre e, depois, Almada e Olivais. Só me interroguei verdadeiramente sobre a consistência deste chamamento no momento de assumir o compromisso definitivo, já nos últimos anos de seminário, aos 22 anos de idade, apenas para conferir se, efectivamente, estava atraído verdadeiramente por Cristo e pelo serviço na Igreja. No diálogo com os formadores do Seminário e com o senhor Bispo, D. Augusto César, avancei decidido e feliz. Fui ordenado padre em 7 de Julho de 1989, na Sé de Castelo Branco. Servi a Igreja diocesana durante 17 anos no Seminário de Portalegre e, já lá vão quase 8 anos, servindo as paróquias de Mação, Ortiga, Penhascoso e Aboboreira.

Que mais vos hei-de dizer? Que nunca me esqueci de ser feliz e de irradiar felicidade pelo facto de um dia me ter dedicado à causa do Evangelho, ao qual me de diquei a tempo inteiro, sem ter pena de, pelo facto de ter feito esta escolha, ter preterido outras tantas coisas bonitas. Sei que a escolha diferente que fiz completa a harmonia e a beleza do povo de Deus. Sei que Cristo e o Evangelho são a minha força de viver e que são eles que enformam o meu pensar, as minhas escolhas e o meu agir quotidianos e que são eles a fonte da minha esperança e da minha alegria. Sei que só um grande amor a Deus e aos homens me permite que viva entusiasmado.

Como atitude de vida cultivo dois princípios. Um que escutei ao saudoso santo papa João Paulo II, que enunciei como programa de vida no dia da minha “Missa Nova”: Como Homem e homem de Deus, a Deus falo das coisas dos Homens e aos Homens falo das coisas de Deus! E assim me tenho sentido acarinhado por Deus e acolhido pelos homens. A outra regra de vida retirei-a de S. Bento: Trabalho, estudo e oração. Um tripé equilibrado que garante a actividade pastoral com consistência e paixão.
Passados 25 anos, adquirida alguma maturidade humana e espiritual, sinto-me perto do princípio nas motivações e no entusiasmo. Entre trabalhos e canseiras, vivi alegrias, experimentei dificuldades e sofrimentos e tudo considero altamente proveitoso para a minha realização pessoal e para a edificação do Reino de Deus.

Passados 25 anos reavivo o dom do ministério um dia confiado para o serviço de Deus e da sua Igreja, dou graças a Deus e recordo, com saudade, tantas pessoas que comigo se cruzaram e me ajudaram na descoberta de Cristo ou recordo, apenas, pela oportunidade que tive de lhes fazer o Bem, levando-lhes Cristo e o seu Evangelho.


*Padre Amândio Mateus nasceu a 13 Julho 1963 no Estreito, Oleiros. Foi ordenado Padre Diocesano a 09 Julho 1989, celebrando no próximo dia 9 de Julho, 25 anos de ordenação sacerdotal. É pároco das paróquias de Aboboreira, Mação, Ortiga e Penhascoso, no Arciprestado de Abrantes onde é arcipreste. É também Membro do Colégio dos Consultores e do Conselho Presbiteral;

terça-feira, 6 de maio de 2014

Padre Sebastião Fernandes - Testemunho de um padre!

Semana de Oração pelas Vocações | 2014

Padre Sebastião Fernandes* – Testemunho de um padre!
Desde criancinha com 3-4 anos comecei logo a dizer: “quero ser padre, quero ser padre!” E Deus deu-me esta grande graça! Logo a seguir à 4ª classe, fui para o Seminário de Gavião onde permaneci 2 anos. Depois segui para o Seminário de Alcains onde estive durante 4 anos. Mais tarde entrei no Seminário  de Portalegre, onde vivi em comunidade com outros jovens durante 6 anos!

Após a minha formação humana, espiritual e teológica fui ordenado sacerdote com os outros três padres! O P. Álvaro de Jesus,  P. Luis Bernardo e  Cónego José da Costa no Estádio Municipal de Castelo Branco... foi especial... todos gostámos muito de jogar futebol e Deus deu-nos esta graça!

Fui nomeado para Prefeito e professor do Seminário de Gavião. Foi uma bela experiência! Depois tive a minha primeira experiência na paróquia de São Miguel da Sé, em Castelo Branco. Anos mais tardes fui chamado a servir a comunidade da paróquia da Sertã. Entretanto fiz uma bela experiência numa Escola Sacerdotal em Frascati (Roma\Italia) que me ajudou a transformar toda a minha vida! De lá fui para o Seminário de Alcains, e depois para o Colégio de Portalegre. No Seminário de Portalegre acompanhei os rapazes que estavam no Seminário Menos como diretor Espiritual. Seguiu-se nova vida paroquial nas paróquias de Oleiros, Mosteiro e Amieira. Mais tarde segui para as paróquias de Ladoeiro, Rosmaninhal, Zebreira, Toulões, Segura e Salvaterra do Extremo. E por fim o senhor bispo mandou-me para o Ribatejo para servir as comunidade que hoje sirvo.

Eu rezo todos os dias o Rosário. Ao rezar o  5º mistério luminoso agradeço sempre estes grandes dons  do Sacerdócio e do celibato que Deus me concedeu! Sinto todos os dias esta grande alegria  de ser sacerdote  porque aprendi  a viver o Evangelho! Muito me alegrei  com a Exortação Apostólica do Santo Padre o Papa Francisco “ A Alegria do Evangelho”! É um grande segredo que nós Igreja temos que comunicar e transmitir nas paróquias da nossa diocese e em todo o Mundo... sobretudo às nossas crianças e jovens.

Saudações fraternas!

*Padre Sebastião Fernandes nasceu a 14 de Fevereiro de 1940 em Sobral do Campo, Castelo Branco. Foi ordenado Padre Diocesano a 5 de Julho de 1964, celebrando no próximo dia 5 de Julho, 50 anos de ordenação sacerdotal. É pároco das paróquias de Rossio ao Sul do Tejo, São Miguel do Rio Torto e Pego, no Arciprestado Abrantes.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Cónego José da Costa* – Testemunho de um padre!

Semana de Oração pelas Vocações | 2014

Cónego José da Costa* – Testemunho de um padre!


Ainda tenho bem presente na memória, aquela tarde quente de verão em que, brincando, pendurado numa escada de madeira, no pátio da casa em que então vivíamos, não sei como, dei por mim a dizer a meus pais ali sentados, gozando a fresca, que queria ser padre.

Não foi, certamente, por acaso que isso sucedeu! A vivência cristã da minha família; o empenho apostólico de meu pai, na Acção Católica; a minha participação com ele na Eucaristia, vendo o seu exemplo; a proximidade da Igreja paroquial e da residência dos  sacerdotes da freguesia, tudo terá contribuído para o meu despertar vocacional.

Ao completar cinquenta anos de vida sacerdotal, dou graças ao Senhor, por, na Sua bondade, assim me ter chamado a trabalhar na Sua vinha! Agradeço-lhe todo o bem que em mim operou e todo o bem que, como seu instrumento e com a força do Seu Espírito fui realizando ao longo  destes anos.

As minhas faltas e, sobretudo, as minhas omissões, tudo confio à Sua infinita Misericórdia! Sinto-me feliz como sacerdote, mesmo nos dias de hoje, em que, por vezes, o nosso ministério é menos considerado.

As dificuldades, os problemas e os sofrimentos inerentes à nossa acção pastoral tento sempre iluminá-los à luz do mistério pascal do Senhor.

Aos jovens de hoje, à procura de um ideal que preencha e dê sentido pleno às suas vidas digo, com entusiasmo e alegria, que vale a pena ser padre; optar por este ideal de vida; seguir Jesus Cristo neste caminho, pois não se pode explicar a alegria que se sente vivendo este chamamento, esta entrega, dia a dia.

Assim, servindo o povo de Deus e ajudando-o a caminhar com entusiasmo, apesar das dificuldades da vida, vamos avançando, cada vez mais, rumo à  plena realização em Cristo, até à Páscoa definitiva.     

*Cónego José da Costa nasceu a 14 de Maio de 1941 em S. Fiel, São Vicente da Beira. Foi ordenado Padre Diocesano a 5 de Julho de 1964, celebrando no próximo dia 5 de Julho, 50 anos de ordenação sacerdotal. É pároco das paróquias de Cebolais de Cima, Malpica do Tejo, Retaxo e Sarnadas de Rodão, no Arciprestado de Castelo Branco do qual é arcipreste. É também membro do Cabido dos Cónegos da Diocese de Portalegre – Castelo Branco.