sábado, 29 de março de 2014

Guiados pela alegria de Taizé


A alegria a e  juventude da fé dos jovens da nossa diocese marcaram o II Encontro Diocesano de Jovens - Guiado pela alegria de Taizé, que se realizou na cidade de Abrantes no passado fim de semana (21 a 23 de Março).  Vindos de todos os arciprestados da nossa diocese participaram sem medos cerca de oitenta jovens, com idades compreendidas entre os 15 e os 40 anos, a  celebração da alegria do encontro com Jesus  e do confronto com a Palavra de Deus com as suas vidas. Foram três dias em que nada faltou: oração, diálogo, testemunhos, animação, música, convívio, passeio, solidariedade... motivos mais que suficientes para gerar um ambiente de fraternidade, partilha, paz e claro, encontro com Deus.

Na noite de sexta feira acolhemos e demos as boas vindas aos jovens que vinham das diferentes paróquias da diocese e que iriam ficar instalados durante o fim de semana nas famílias de acolhimento. O primeiro momento entre os jovens foi de encontro e convívio... para muitos de reencontros. Seguiu-se um momento de oração, “guiada” pela estilo de Taizé, e no fim a distribuição dos jovens pelas famílias de acolhimentos que aguardavam para os poderem leva para as suas casas e então descansarem.

No Sábado pela manhã os jovens distribuídos por três grupos e em três diferentes igrejas da cidade: São Vicente, São João e Misericórdia.  A parte da manhã foi dedicada totalmente à oração, reflexão e ao diálogo, onde os jovens foram divididos em pequenos grupos para uma partilha e diálogo mais intimo.  


O momento da tarde do encontro revelou-se mais dinâmico e mais descontraído onde os jovens tiveram contacto com vários testemunhos vocacionais. Estiveram connosco, o Pe. Emanuel Silva de Abrantes (Sacerdócio), a Ir. Patrícia de Alferrarede (Religiosa da Congregação Apresentação de Maria) e o casal Fátima e o Filipe Pires (Família Cristã) também de Abrantes, que nos falaram e testemunharam da sua vocação e da sua alegria cristã, provocando o diálogo e ajudando os jovens a refletir e a interrogarem-se sobre a sua vocação e os seus caminhos de vida. 


No final da tarde um espaço para a grande “Feira das Espiritualidades Juvenis” que estão presentes na nossa diocese.  Em ambiente de alegria e festa, os jovens puderam passar por diversas “bancas” e ver o que de melhor os nossos jovens fazem na nossa diocese procurando estar mais próximos de Deus e com Ele fazerem uma experiência marcante nas suas vidas. Marcaram presença os grupos de jovens “Estrela da Manhã” e “Dar+” das paróquias de Abrantes e da Sertã; os movimentos juvenis Juventude Maria Vicentina de Alferrarede, Shalom de Castelo Branco, CNE com o agrupamento 707 de Abrantes; Convívios Fraternos e o Pré-Seminário Diocesano. 
Ao mesmo tempo que os jovens visitavam as várias “bancas” iam sendo desafiados ao diálogo para conheceram as diferentes espiritualidades, as actividades e acções que estes dinamismos juvenis têm normalmente na nossa diocese.  No final da tarde os jovens regressaram às famílias de acolhimento para o jantar e para se prepararem para a vigília da noite em São Vicente. A vigília de oração em São Vicente foi outra bonita manifestação de alegria e esperança num dia todo ele marcado de grandes momentos. Com as “portas abertas” a toda a comunidade que desejasse rezar com os jovens, criou-se um ambiente de serenidade e paz, pautada pelo cantar das orações de Taizé que as uns surpreendeu (pelo desconhecimento daquele modo de rezar) e a outros despertou recordações de momentos de oração outrora vividos, reforçando e fortalecendo momentos de intimidade e diálogo com Deus. Para muitos jovens e para muitos dos adultos presentes foi a descoberta de uma forma diferente de rezar e de dispor o coração ao encontro com Deus. O momento da adoração da Cruz foi o descer à profundidade do mistério de Deus, e para muitos, o confronto com os seus caminhos com os caminhos de Deus. Como sempre acontece quando nos confrontamos com a Vida de Deus foi um forte momento de encontro e de abandono às mãos de Jesus.

No Domingo de manhã, os jovens reuniram-se com a Comunidade Cristã de São Vicente para a Eucaristia presidida pelo nosso Bispo Diocesano, D. Antonino Dias, e animada no canto litúrgico, pelo Orfeão de Castelo Branco, momentos que marcaram o encerramento do encontro de jovens em Abrantes. 
Após a Eucaristia seguiu-se o almoço convívio no Salão da Esperança onde os jovens, as famílias de acolhimento e toda a comunidade cristã de São Vicente, puderam confraternizar e fazer as naturais despedidas de mais um encontro que marcou a vida dos nossos jovens diocesanos e lhes abriu e guiou o coração para a alegria do amor de Jesus Cristo.

p. Nuno Miguel, responsável do Pré-Seminário Diocesano


quarta-feira, 5 de março de 2014

Guiados pela alegria de Taizé - Abrantes 2014


 Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles”, diz Jesus no Evangelho de São Mateus (18,20). E porque sentimos a cada dia essa verdade, e porque desejamos que os jovens da nossa Diocese de Portalegre – Castelo Branco estejam perto de Jesus e dialoguem sobre Ele e a Sua Palavra, deixando-se tocar pelos Seus desafios, preparamos mais um Encontro Diocesano de Jovens – Guiados pela Alegria de Taizé. Realizar-se-á de 21 a 23 de Março na cidade de Abrantes, onde os jovens participantes, com idades igual ou superior a 15 anos, serão acolhidos pelas comunidades cristãs de São Vicente e São João.

Terá início na noite de sexta-feira pelas 21h00, com o acolhimento e um momento de Oração “improvisada”, seguindo os jovens depois, para as famílias de acolhimento. Espera-se um dia de sábado com muita cor, juventude e de muitas descobertas pessoais. Orações de Taizé, diálogo e reflexão, testemunhos vocacionais, workshops dando a conhecer aos jovens as diferentes espiritualidades juvenis presentes na Diocese, “peças” fundamentais para que este seja mais um momento de Igreja e em Igreja, testemunhando o belo e juvenil rosto de Jesus.

O encontro terminará no Domingo pelas 12h00, na Igreja de São Vicente, onde decorrerá a Eucaristia presidida pelo nosso Bispo Diocesano, D. Antonino Dias. Em seguida, no Salão da Boa Esperança, haverá um almoço partilhado pela comunidade de Abrantes.

Serão três dias de muita alegria, onde os jovens poderão olhar vidas de outros jovens, percebendo como se pode viver e sentir Jesus Cristo, a 100%. “Concerteza” este encontro será um momento forte que os levará a sentir a reciprocidade dos outros jovens e da comunidade cristã, através das famílias que os acolherão e com eles partilharão as suas casas, os seus costumes, as suas histórias e, claro, a alegria e o testemunho de Jesus Cristo nas suas vidas.
Pré-Seminário Diocesano Portalegre - Castelo Branco