terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Nós adventamos! E tu?


“Adventar” e “Natalar” foram duas formas verbais inventadas para a mais recente actividade do Pré-Seminário Diocesano que se realizou nos dias 14 e 15 de Dezembro.

O encontro, como facilmente se compreende pelas invenção das formas verbais, teve duas fase diferentes, procurando corresponder aos tempos litúrgicos e aos mistérios que nos envolvem no momento presente.

No dia de sábado estivemos em Via de rei com jovens dos Arciprestados de Abrantes e da Sertã na recolecção de Advento, desafiada pela Pastoral Juvenil Diocesana da nossa diocese. Foi uma experiência muito boa onde houve tempo para muitas coisas;  tempo individual de reflexão, música, convívio com outros jovens, trabalhos de grupo e no final um pequeno momento de oração. Acima de tudo um ambiente de muita animação, reflexão e oração. Uma experiência diferente e que nos tocou muito. No regresso a Montalvo, ao Convento das irmãs Clarissas onde actualmente acontecem os nossos encontros, assistimos ao cantar de Natal ao menino Jesus pela Banda Filarmónica de Montalvo. Após o jantar, fizemos um momento de partilha sobre a recolecção e terminamos a noite com a indispensável noite cinema!

No Domingo, após o pequeno almoço, seguimos para Rio de Moinhos onde celebramos a Eucaristia Dominical. A comunidade ficou muito feliz pela nossa presença e nós também gostamos muito de estar! De seguida regressamos ao Mosteiro onde continuamos a nossa actividade. Depois de “adventarmos” o desafio seguinte era o de “natalar”. Moldarmos e construirmos o nosso presépio! Partindo do barro, cada um tinha a responsabilidade de construir um pequeno motivo do presépio. E não foi que descobrimos grandes artistas? Ficou um espetáculo!


Venha o Natal, o ano de 2014 e a próxima actividade!

Pré-Seminário Diocesano Portalegre – Castelo Branco

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Nós "Adventamos"! E tu?


Encontro do Pré-Seminário Diocesano em Tempo de Advento!
Este encontro terá a particularidade de nos levar mais longe e ao encontro de outros jovens!
Reuniremos no Mosteiro das Irmãs Clarissas em Montalvo e depois seguiremos para Vila de Rei!

Vamos "Adventar" para melhor entrarmos no Tempo do Natal!

Este encontro, devido à sua particularidade, destina-se somente a jovens que já tenham participados nos encontros do Pré-Seminário diocesano! O encontro de Janeiro já será aberto à possibilidade de novos jovens que queiram conhecer este grupo!

Até breve!