quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Semana dos Seminários 2013


"Para que Cristo de forme em nós" 
SEMANA DOS SEMINÁRIOS 10 - 17 Novembro!

Lembremos de modo especial os nossos seminaristas em Lisboa!
Diogo Neves (Ano Propedêutico) Andre André Beato (2º ano) Miguel Serra (3º ano) e o Miguel Alexandre (3º ano).

Força rapazes! Rezamos por todos vós!

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Caminhar por novos caminhos!

No passado fim de semana, 19 e 20 de Outubro, retomamos os encontros do Pré-Seminário Diocesano na nossa diocese. Era grande a expectativa de todos, pois eram várias as novidades: “nova terra”, novas instalações, novo ritmo dos encontros, novos rostos e novas vidas! “Como iria acontecer?” era uma das interrogações presentes interiormente.


E aconteceu... normalmente! Os rapazes foram chegando e foram ficando num diálogo que era desejado entre todos, pois fazia 2 meses que não nos encontrávamos, e havia entre todos o desejo do reencontro. Decorreu com o ritmo próprio "dos primeiros” encontros. Fizemos o reconhecimento da nossa nova casa, dos espaços, das potencialidades e no fim o estruturar os espaços dedicados a cada dimensão do encontro; oração, reflexão, lazer e claro, o necessário descanso!


Este encontro incidiu principalmente na apresentação e adaptação dos novos rapazes! Dos 14 rapazes presentes 6 eram estreantes nos nossos encontros. O Diogo Guita veio de Constância; O João e o Pedro do Tramagal, o Diogo Rijo de Portalegre e o Vasco e o Pedro Rodrigues da Sertã! Estes juntaram-se ao Simão de Portalegre, ao Pedro valente e ao Miguel Calmeiro de Castelo Branco, ao Pedro Castro ao Miguel Reis e ao Ruben de Alcains, e ao Pedro e Francisco Lopes de Alcaravela! Estiveram representados quase a totalidade dos arciprestados da nossa diocese... só faltou mesmo o arciprestado de Ponte de Sor! Será para a próxima? Fica a esperança de que sim!


No entanto este primeiro encontro não se ficou só pela apresentação e integração dos novos rapazes! Houve tempo para refletir sobre quem somos e que metas desejamos alcançar na nossa vida; para uma jogatana de futebol; para um filme, para um momento forte de oração e, claro, para vivermos e celebrarmos os desafios da Eucaristia Dominical onde testemunhamos a nossa amizade e a nossa alegria, própria dos amigos de Jesus, nas comunidades de Montalvo, no Mosteiro da Boa Esperança, e de Constância, na Igreja Matriz de São Julião Mártir.


Após o almoço, já bem depois da hora prevista para terminarmos o nosso encontro, todas as desculpas eram boas para ficarmos mais um pouco mais. 


Pré-Seminário Diocesano Portalegre – Castelo Branco

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Novos tempos, novos desafios

É tempo de (re)começar a escutar


Com o Outono é chegado o tempo de recomeçar ritmos antigos e de abraçar novos desafios. Com o cair da folha há o regresso aos empregos, o regresso à escola, à catequese, às muitas atividades onde todos estamos inseridos... e claro, o pré-seminário diocesano da nossa diocese!

É tempo de voltarmo-nos a encontrar e olharmos as novidades próprias dos recomeços. Os novos lugares, os novos companheiros de caminhada, os novos desafios... e as antigas (mas sempre acuais e indispensáveis) interrogações! A que caminhos Deus me desafia? Como tornar-me mais intimo de Jesus? Como sei que Ele me chama a segui-lo? Que missão posso viver na Igreja? Porque não ser padre? E muito mais...

Este ano os nossos encontros terão algumas novidades, a começar pelo local onde nos vamos encontrar. Deixaremos de nos encontrar no Seminário de São José, em Alcains, onde fizemos e vivemos experiências inesquecíveis, para nos encontrarmos no Convento de Santa Clara presente na Comunidade de Montalvo, entre Abrantes e Constância, esperançados de que esse espaço nos ajude na busca e na procura de proximidade com Deus nas nossas vidas. Mas as mudanças não ficam por aqui, muitas outras novidades iremos encontrar neste novo ano!

Por isto e muito mais, prepara-te! Tens mais de 14 anos? Sentes vontade de fazer uma experiência de descoberta de Jesus Cristo? Sentes o desejo de saber mais sobre a missão do padre diocesano? Achas que Deus te chama a padre? Sentes em ti sinais que te levam a questionar "porque não ser padre?" Arrisca e participa nos encontros do pré-seminário da nossa diocese! Ajudar-te-emos a descobrir qual o caminho que deves seguir para seres verdadeiramente feliz.

Fala com o padre da tua paróquia e inscreve-te para participares neste grupo de descoberta. Podes ainda fazê-lo por meio do nosso e-mail (pre.seminario.ptcb@gmail.com) ou por SMS para o seguinte numero de telemóvel: 96 561 988 7. Deves escrever o teu primeiro e ultimo nome, idade, localidade e ano de escolaridade. O primeiro encontro está marcado para os dias 19 e 20 de Outubro... não te esqueças... em Montalvo, no Mosteiro das Irmãs Clarissas! Deves fazer a tua inscrição até ao dia 18 de Outubro para podermos preparar melhor os desafios que temos para ti.

Inscreve-te! Temos uma grande experiência de descoberta e amizade de Jesus Cristo à tua espera! 
Não tenhas medo! Arrisca, este é claramente o inicio de um projecto de felicidade.


Pre-Seminário Diocesano Portalegre – Castelo Branco