sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

A Vocação ao Sacerdócio brota da experiência pessoal com Jesus Cristo

Nos dias 26 e 27 de Janeiro realizou-se no Seminário de São José em Alcains, mais um encontro do Pré-Seminário Diocesano da nossa diocese, que contou com a presença de 8 jovens vindos das paróquias de Alcains, Alcaravela e Concavada.

Teve o seu inicio pelas 10.30 com o acolhimento e com o momento desportivo, terminando a parte da manhã com um momento breve de oração, seguido almoço. O momento “tema do encontro” foi vivido com os “pés”! O diálogo e a partilha e também alguns breves momentos de silêncio, foram-se revelando ao longo do caminho que trilhamos em direcção  à ermida dedicada a Santa Apolónia, que se encontra fora da Vila de Alcains. Já de regresso ao seminário, cada um fez um trabalho individual onde num momento de forte intimidade com Jesus partilhou algumas das suas verdades mais profundas. Terminamos o momento da tarde com a oração de Vésperas.

          
                                                 A caminho da Ermida de Santa Apolónia


Após o jantar, o grupo participou num momentos de oração promovido pelos jovens da paróquia na Igreja de Alcains, com a especial intenção de rezarmos pela Unidade dos Cristãos. A noite terminou com a visualização do filme “ Confronto de Gigantes” que nos deixou a forte mensagem que quando com Deus nada é impossível.

No Domingo, depois do pequeno-almoço, fomos celebrar a Eucaristia com o padre José da Costa e com a sua comunidade do Retaxo, onde fomos muito bem acolhidos. Depois da celebração, vimos a Igreja e dialogamos com algumas pessoas da comunidade, de quem os jovens receberam muitos incentivos e promessas de oração pelo caminho descoberto na escuta da Palavra de Jesus e na experiência destes dias com Jesus.

                                                        A tradicional foto final de encontro 

Seguiu-se o regresso ao seminário para arrumarmos as nossas coisas, almoçarmos e regressarmos, cada um às suas paróquias testemunhando os frutos de mais um encontro com Jesus Cristo.

                                                              Pré-Seminário Diocesano Portalegre - Castelo Branco