domingo, 18 de novembro de 2012

- Despertar, alimentar, formar, purificar e fortificar a fé - [Semana dos Seminários 2012]

SACERDOTE, IRMÃO NA FÉ E SERVIDOR DA FÉ DOS IRMÃOS

- Despertar, alimentar, formar, purificar e fortificar a fé -


O Sacerdote como irmão na fé e servidor da fé dos irmãos é o tema de fundo da Semana dos Seminários que decorre entre os próximos dias 11 e 18 de Novembro e na qual a Igreja se congrega, de forma especial, na oração pelas vocações ao Ministério ordenado (ser Padre).

Este ano a Semana dos Seminários olha para o Padre e para o Sacerdócio a partir da perspectiva da vivência da fé que origina a sua caminhada vocacional e que, depois, define a sua ordenação e a vivência quotidiana do Sacerdócio ministerial. O mistério da fé está na origem do Sacerdócio enquanto vocação e é, de igual forma, o alicerce permanente do ministério.

O Padre, como todo o cristão, é e será sempre um peregrino da fé. Chamado um dia a configurar-se com Cristo, Cabeça e Pastor da sua Igreja, o Padre inicia a sua caminhada de fé, como todos os outros cristãos, no Baptismo que é dom e promessa, acolhimento e desafio. É o mesmo Baptismo que, enquanto semente e fermento, inicia uma íntima, profunda e filial relação com Deus e dá, depois, origem a diferentes configurações de vida pelas opções que fazem unidade pessoal e se harmonizam com o projecto de Deus revelado em Jesus Cristo. Alguns, neste caminho, “são tão baptizados” (tão crentes, tão filhos), poder-se-ia assim dizer, que Jesus os chama a identificarem-se totalmente com Ele e os envia a servir como Ele próprio fez com a sua vida. Mas, antes da relação de trabalho (o ministério), o processo inicia-se e define-se com a relação de amizade com Cristo (o mistério da fé e de acreditar).

Todos os cristãos são “Amigos” de Cristo. Mas os Padres, por ministério e por missão, são chamados a fazer da sua amizade uma ponte para muitos outros serem também amigos de Cristo. É por isso que são irmãos na fé e, ao mesmo tempo, servidores da fé dos irmãos. O seu ministério na Igreja existe por causa dos irmãos. Mas, se ele próprio não crescer na fé, nunca será testemunho e elo de ligação para ninguém.

A Igreja nunca subordinou a essência e a emergência da sua missão ao número de sacerdotes. A evangelização não é uma questão de quotas. Mas a Igreja, evidentemente, tem necessidade de Homens baptizados que sejam tão “Amigos” de Cristo que se se deixem por Ele chamar e enviar para alimentar a fé de tantos e tantos homens e mulheres que O querem conhecer e viver o seu projecto.

Nos últimos anos, e diante da falta crescente de Sacerdotes na nossa Diocese, tem-se sublinhado a necessidade de promover um cultura vocacional que envolva a vida das comunidades cristãs para criar um ambiente em que as diversas vocações possam germinar e crescer. A cultura vocacional, no entanto, sublinha-se sempre também, há-de ser diferente de uma qualquer estratégia de recrutamento de pessoas para determinados lugares.

O Ano da Fé que, por feliz iniciativa do Santo Padre, já estamos a viver, pode ajudar-nos a compreender o que está na base do mistério da vocação sacerdotal e de todas as vocações. Tudo o que alimentar e ajudar a formar a fé cristã, ajudará a que alguém se deixe chamar por Deus e ajudará, igualmente, a que alguém se entregue para o seu serviço e para o serviço da Igreja. Acreditar, “ter fé” como costumamos dizer, não é uma atitude que se possa dizer adquirida de uma vez por todas e para sempre. A fé é uma relação e, por isso, necessita de ser alimentada, formada, purificada, fortificada. Permanentemente. Continuamente.

Na vida da Igreja e das nossas Comunidades existem muitos dinamismos que ajudam a despertar, a alimentar, a formar, a purificar e a fortificar a fé. E é de todos esses dinamismos conjugados que pode resultar uma cultura vocacional, contexto e desafio para o surgimento de vocações sacerdotais. Acolhimento, ambientes sadios, horizontes de realização humana e cristã feliz e fiel, momentos de oração, ocasiões ou momentos/itinerários de formação da fé, experiências de voluntariado, Eucaristia, projectos de acção social ou outra, valorização da família, participação comunitária, integração nos grupos e movimentos paroquiais, nos grupos de acólitos, ... são alguns dos dinamismos que constroem uma cultura vocacional. Não por obrigação mas porque despertam e educam a capacidade do dom.

A fé vem pelo ouvido. Podemos traduzir assim S. Paulo (Rom 10, 14 ss). Então tudo o que valorize o encontro com a Palavra de Deus valorizará também a relação de fé já que a melhor maneira de reconhecer o amor é empreender um caminho para amar também. No dia a dia, a Palavra de Deus sai-nos ao encontro em muitas e variadas ocasiões. Uma cultura vocacional é um ambiente em que a Palavra é valorizada, um ambiente em que se proporcionam pontes entre o que a Palavra preconiza e a busca de sentido de vida que as pessoas empreendem. Catequeses, encontros, oração pessoal e comunitária, Eucaristia, Exéquias ... são ocasiões em que a Palavra nos sai ao caminho. Vale a pena parar e tratar a Palavra como relação de comunicação.

Contexto privilegiado para uma cultura vocacional é, por isso mesmo, a Eucaristia e toda a oração que a pode prolongar. Conduz ao encontro personalizado com Jesus, faz memória sacramental do seu amor e da sua entrega, sublinha a gratuidade e a liberdade do amor que salva, alimenta a oração. E a experiência da proximidade com Jesus Eucaristia, Sacramento de Amor, é o melhor contexto para Deus Se poder dizer e para alguém O poder ouvir.

A liturgia bem celebrada, com espaço para a Palavra, para o Memorial e para a adoração, com serenidade para o encontro, é fonte de chamamento e de vocação. É o cuidado do mistério da fé que proporciona o cuidado do mistério da vocação.

Na nossa Diocese existem, neste momento, três Seminaristas (o Miguel Coelho, o Miguel Serra e o André Beato) que fazem caminhada nos Seminários da Diocese de Lisboa e na Universidade Católica. E existe um grupo de jovens em Pré-Seminário. A Semana dos Seminários é o contexto para uma oração mais intensa por cada um dos nossos Seminaristas. Rezamos pela sua caminhada, pela sua fé, pela sua fidelidade, pela sua alegria em servirem Jesus e a Igreja. Rezamos invocando de Deus que conceda à nossa Diocese jovens que se deixem chamar e enviar. Na promoção de uma cultura vocacional, os dinamismos que ajudam a despertar, a alimentar, a formar, a purificar e a fortificar a fé, fazem do Padre um irmão na fé e um servidor da fé dos irmãos.

                                                                                                 p. Emanuel Matos Silva
                                                Reitor do Seminário Diocesano de Portalegre - Castelo Branco

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

"ANUNCIAR COM ESPERANÇA”


MENSAGEM DO BISPO DE PORTALEGRE-CASTELO BRANCO
SEMANA DOS SEMINÁRIOS 2012

O Concílio Vaticano II teve como um dos principais objectivos a renovação de toda a Igreja. Num dos seus documentos, declarou que este desejo de renovação “depende, em grande parte, do ministério sacerdotal, animado do Espírito de Cristo” e proclamou “a grande importância da formação sacerdotal” (OT1). Durante esta Semana dos Seminários que decorre de 11 a 18 de Novembro, somos convidados a ter presente, de forma especial, o Seminário, os nossos seminaristas e quem os acompanha.

O Seminário continua a ser o “coração da Diocese” pois esta não pode viver sem o ministério ordenado. Jesus Cristo quis que os seus discípulos “formassem um só corpo” e, para isso, “constituiu, de entre os fiéis, alguns como ministros, os quais, na sociedade dos crentes, possuíssem o sagrado poder da Ordem para oferecer o sacrifício, perdoar os pecados e exercer oficialmente o múnus sacerdotal em nome de Cristo a favor dos homens” (PO 2).

Este serviço à comunidade cristã, porém, exige formação adequada e atenta que encontra no Seminário o espaço normal e privilegiado, apesar de toda a complexidade que a arte de educar envolve e os tempos reclamam. Os alunos da nossa Diocese de Portalegre-Castelo Branco, porque são poucos, estão integrados no Seminário do Patriarcado de Lisboa e, a partir de lá, frequentam também a Universidade Católica. A escassez não nos deve levar ao desânimo, deve levar, isso sim, a entender cada vez mais a responsabilidade que nos cabe em pedir operários ao Senhor da messe, em promover uma pastoral paroquial e diocesana toda ela imbuída do espírito vocacional, e a respeitar o processo e dinamismos vocacionais sem ignorar que a crise de vocações é também uma crise de fé. Como vos dizia na Carta Pastoral, “não podemos pensar a pastoral vocacional como uma espécie de exercício de retórica em que se convence alguém de alguma coisa.

A pastoral vocacional deve ser, antes de mais, um processo que favoreça o encontro de cada um com Deus, na vida íntima de oração, e, numa segunda fase, àqueles que já conhecem Jesus Cristo e por isso se questionam sobre o plano de Deus a seu respeito, ajudá-los a conhecer e descobrir a multiplicidade de possibilidades, desde a vida matrimonial à vida consagrada, desde o ministério ordenado ao laicado comprometido”. 

Nesta Semana dos Seminários, pensando mais na vocação ao ministério ordenado, apelamos a todas as comunidades paroquiais, movimentos e obras de apostolado que não se dispensem de reflectir e falar destes caminhos tão necessários e de promover uma oração vocacional concreta, não esquecendo de pedir e valorizar também a oração dos doentes e idosos. Sem esquecer que o primeiro seminário é a família, o dever de fomentar as vocações é de toda a comunidade cristã.


D. Antonino Eugénio Fernandes Dias
Bispo de Portalegre - Castelo Branco

Seminaristas de Portalegre - Castelo Branco


Sacerdote | Irmão na fé e servidor da fé dos irmãos | Semana dos Seminários 2012


MENSAGEM DA COMISSÃO EPISCOPAL DAS VOCAÇÕES E MINISTÉRIOS
SEMANA DOS SEMINÁRIOS 2012
SACERDOTE, IRMÃO NA FÉ E SERVIDOR DA FÉ DOS IRMÃOS

1. A Semana dos Seminários, de 11 a 18 de Novembro de 2012, oferece aos fiéis uma oportunidade de aprofundamento sobre o mistério do padre e sobre o ministério que ele realiza na Igreja.
No contexto do Ano da Fé, somos convidados a avivar a nossa consciência acerca da condição sacerdotal de todo o Povo de Deus, radicada no mistério pascal de Jesus Cristo, que assumimos pelo Baptismo  ao mesmo tempo, afirmamos a teologia da Igreja acerca do sacerdócio ministerial, pelo qual alguns homens são associados à pessoa e missão de Cristo, Cabeça da Igreja.
O Concílio Vaticano II, de cujo início estamos a celebrar os cinquenta anos, trouxe alguns elementos importantes para a nossa compreensão do sacerdócio na Igreja e, sobretudo, para uma renovada visão da relação existente entre todos os fiéis em Cristo. Entre eles destacam-se os seguintes: a igual dignidade de todos os membros do Povo de Deus (LG 32); o sacerdócio comum dos fiéis e o sacerdócio ministerial “embora se diferenciem essencialmente e não apenas em grau, ordenam-se mutuamente um ao outro” (LG 10) e ambos “participam, a seu modo, do único sacerdócio de Cristo” (LG 10); “a distinção que o Senhor estabeleceu entre os ministros sagrados e o restante Povo de Deus, contribui para a união, já que, os pastores e os demais fiéis estão ligados uns aos outros por uma vinculação comum” (LG 32).

2. Membro do Povo de Deus, tão intimamente unido a Cristo pelos laços da comunhão no Baptismo e na Ordem, tendo recebido o dom de agir na Pessoa de Cristo, o padre é um irmão na fé.
As comunidades cristãs têm cada vez mais apreço pelo sacerdote, sobretudo quando há uma relação de amizade, proximidade e disponibilidade. Mas, acima de tudo, marca-as a profundidade da sua fé, tanto expressa nas suas palavras como na sua vida.
O padre é, de facto, e é chamado homem de fé. No meio de todas as suas actividades  a fé, assumida e testemunhada, há de sobressair como o fogo que alimenta toda a sua vida.
As vocações sacerdotais dependem de muitos factores  mas o testemunho de fé dos sacerdotes é, sem dúvida, um dos mais relevantes.
Temos grande esperança de que este Ano da Fé venha trazer um forte impulso de renovação à vida de toda a Igreja e, também, à vida sacerdotal. Os jovens deixar-se-ão tocar, como sempre aconteceu, pelo testemunho da fé de toda a Igreja, espelhada de um modo muito visível no testemunho de fé dos sacerdotes.

3. Irmão na fé, o padre é também pai na fé. Foi chamado pelo Senhor, recebeu uma vocação que implica sempre uma missão, que podemos definir como um serviço à fé dos seus irmãos.
Como ensina o Concílio Vaticano II, “por virtude do sacramento da Ordem, (os presbíteros) são consagrados, à imagem de Cristo, sumo e eterno sacerdote, para pregar o Evangelho, apascentar os fiéis e celebrar o culto divino, como verdadeiros sacerdotes do Novo Testamento” (LG 28).
Quando são tantas as solicitações que chegam aos sacerdotes e quando as comunidades cristãs são tão exigentes, é preciso que eles cultivem uma grande capacidade de discernimento para se não deixarem arrastar pelas realidades importantes, mas não decisivas. O serviço à  fé do Povo de Deus constitui o específico e essencial da acção sacerdotal, por meio do anúncio do Evangelho e da celebração da Sagrada Liturgia.
Sem uma inserção entusiasta na vida da comunidade cristã e sem uma relação verdadeiramente fraterna com os seus membros, fica comprometido tanto o anúncio da Boa Nova, como a celebração de um culto que seja expressão da vida toda.
Neste Ano da Fé, desejamos que os jovens possam ter um contacto mais próximo com o testemunho de fé dos sacerdotes, que servem, com entusiasmo, os seus irmãos e as comunidades. Que o Espírito Santo os ensine a percorrer o caminho da alegria de servir a Igreja e lhes dê o desejo do sacerdócio a que o Senhor pode chamá-los.

4. A crise das vocações sacerdotais a que se assiste na Igreja é, sem dúvida, uma das consequências da erosão da fé cristã que, de forma errada, tem sido considerada “um pressuposto óbvio da vida diária” (PF 2).
Com razão nos incentiva o Papa Bento XVI “a redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar, com evidência sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo” (PF 2).
Toda a pastoral das vocações sacerdotais estará ao serviço da redescoberta do caminho da fé, em ordem ao encontro com Cristo. Quando este encontro se dá na alegria e no entusiasmo, surge a disponibilidade vocacional, pois, o que importa, nessa altura é a vivência fiel da fé e o serviço à comunidade cristã.
Convidamos as comunidades cristãs a intensificar a oração pelas vocações sacerdotais, não somente na Semana dos Seminários, mas regular e longamente, numa corrente contínua que envolva todas as faixas etárias e todos os membros activos da Igreja. É pela oração que manifestamos a fé e a disponibilidade para aceitar a vocação e a vontade de Deus, especialmente na liturgia da Missa, participação sacramental no mistério de Cristo e na adoração eucarística, que lhe dá continuidade.
Aos seminaristas deixamos uma palavra de ânimo, para que ponham a vida nas mãos do Senhor, que olhou para eles com bondade e misericórdia.
Aos jovens que sentem o apelo no sentido do sacerdócio, encorajamos a avançar sem medo, confiados no amor que o Senhor lhes tem e abertos à urgência de pastores, que sejam irmãos na fé e servidores da fé dos irmãos.

À solicitude materna de Nossa Senhora confiamos a pastoral das vocações sacerdotais e todas as iniciativas da semana dos seminários.

Ó Maria,
vós sois feliz porque acreditastes,
primeira na fé em Cristo,
a imagem e a figura da Igreja crente.
Rogai a Deus por nós,
para que sejamos firmes na fé,
na alegria do encontro com Cristo.

Ó Maria,
vós sois a Mãe de Cristo Sacerdote,
a humilde Serva do Senhor,
a Mãe da Igreja crente.
Rogai a Deus pelos sacerdotes,
para que sejam servos da fé dos irmãos,
na alegria de crer e no entusiasmo de comunicar a fé.

Ó Maria,
vós sois a mulher do “Sim” total a Deus,
sempre disponível à vontade do Pai,
a Rainha de todas as Vocações.
Rogai a Deus pelos seminaristas,
para que reconheçam o amor de Deus,
na resposta decidida à sua vocação.
Ámen


Coimbra, 20 de Outubro de 2012
Virgílio do Nascimento Antunes
Presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios


quinta-feira, 1 de novembro de 2012

E foi mesmo um filme! =)


O Pré-Seminário Diocesano da Diocese de Portalegre - Castelo Branco realizou nos dias 27 e 28 de Outubro o primeiro encontro do Ano Pastoral 2012 - 2013.

O encontro teve como tema "Esta aventura com Jesus vai ser... um Filme"! E foi mesmo!!
Confirmou-se as perspectivas de um encontro muito divertido, onde o desafio principal passava pela realização de um pequeno filme em que os pré-seminaristas, entre outros motivos, faziam um convite aos jovens da nossa diocese à participação dos encontros do Pré-Seminário.

Apesar de pela mudança da hora o dia "ter" tido mais uma hora, o tempo passou depressa e revelou-se curto para tudo o que desejávamos fazer. Entre os momentos de oração e de partilha de interrogações interiores, houve ainda tempo para o jogo, a musica e a visualização de pequenos filmes vocacionais seguido de um tempo de reflexão.

Concretamente no que tocou à realização do filme, que esperamos disponibilizar em breve, cada um dos rapazes idealizou um filme vocacional. Cada um colocou-se na pele de realizador por uns momentos. Seguiu-se a partilha das ideias, as frases, os tempos, o cenário .. logo depois iniciamos a gravação. Entre gravações e regravações, riso e desespero, no final do dia lá conseguimos as gravações que tínhamos pensado. Depois seguiu-se mais um momento de boa disposição, ver o fruto dos trabalhos. As chamadas "gaffes cinematográficas" com as quais nos divertimos imenso.

À noite, porque mês do Rosário, fomos rezar o terço com os jovens da Paróquia de Alcaíns onde fomos muito bem acolhidos e acarinhados pela comunidade presente. Antes de terminar o dia, ainda tempo para a Noite Cinema. 

No dia seguinte, o Domingo, levamos o Pré - Seminário Diocesano "mais além". 
Fomos ao encontro da Comunidade da Mata (comunidade paroquial "conduzida" pelo P. Libânio) com quem celebramos a Eucaristia e onde afirmamos a nossa preferência por Jesus. Por motivos de saúde, o padre Libânio não pode estar presente, mas deixamos à comunidade a certeza da nossa amizade e oração por todos, de modo especial pelo padre Libânio, pedindo que continuassem a rezar por cada um dos pré-seminaristas e pelos jovens da nossa diocese, para que ao ouvirem o chamamento de Deus ao Sacerdócio, não o negassem mas aceitassem esse belo desafio.

Depois do regresso a Alcaíns, arrumamos as nossas coisas para o ultimo momento de oração do encontro.
No fim do almoço, cada um seguiu para as suas paróquias. Com muita pena dos rapazes, neste primeiro encontro do ano não criaram novas amizades. Os "descobridores" que procuram compreender a vontade de Deus para as suas vidas, eram todos "velhos conhecidos". Estiveram presentes cinco rapazes que já pertencem ao ao Pré-Seminário à algum tempo: o Gonçalo e o Pedro de Castelo Branco e o Rúben de Alcaíns com quatro anos de Pré-Seminário; o Simão de Portalegre com dois anos e o Pedro Castro com um ano de pré-seminário. Esteve ainda presente o Miguel de Alcaíns que apenas pôde estar connosco durante o almoço de Domingo, também ele a fazer um ano de discernimento e participação nos nossos encontros. 

Pedimos a oração e a atenção de todos para que este grupo possa continuar crescer e tornar-se naquilo que Deus deseja para ele(s). Rosto de esperança para uma diocese que cada vez mais clama por Homens que possam tornar presente, entre as comunidades da nossa Diocese, a Pessoa de Jesus. Que Jesus é o Caminho a Verdade a Vida, é uma certeza que vive em nossos corações. Mas será que essa certeza permanecerá nos corações dos futuros homens e mulheres da nossa diocese? Sem a generosidade das comunidades na oração e no ajudar a despertar nos jovens o desejo de ser Padre Diocesano, este rosto de Jesus poderá dentro de alguns anos, não ser mais uma certeza. Continuemos a rezar pelas vocações! 

Que o "filme" que vamos realizando com a alegria da nossa vida, seja fruto abundante e partilha para a vida da nossa Igreja Diocesana e que ajude os nossos jovens a ganhar coragem e a assumir a vocação ao sacerdócio que Deus coloca nos seus corações.

Em Novembro estaremos de regresso para contar como foi.
Um bem haja

Pré - Seminário Diocesano Portalegre - Castelo Branco