terça-feira, 27 de março de 2012

Caminhar com Jesus na Quaresma

A Quaresma é sempre um tempo muito forte de encontro com Jesus.

O pré-seminário diocesano da diocese Portalegre – Castelo Branco reuniu-se para avançar um pouco mais no caminho de encontro com Jesus, aproveitando para descontrair um pouco e desejando gozar da melhor forma a pausa do tempo escolar, neste tempo que antecede a Páscoa.  

No inicio do nosso encontro, fomos com muita alegria surpreendidos pela presença do nosso Bispo Diocesano, D. Antonino Dias, com quem aproveitamos para dialogar um pouco. Com o inicio dos trabalhos e com o grupo já completo, demos as boas vindas ao Pedro e ao Paulo, dois jovens de Alcains que desejaram fazer parte deste grupo de amizade, conhecimento e descoberta de Jesus e dos Seus desafios! Ainda na parte da manhã, houve tempo para um jogo de futebol e um momento de oração, seguidos de almoço.


No primeiro momento da tarde, a “estrada” no tema do encontro! Partindo do texto “O Peixe e o Mar” do Padre Nuno Lemos, partimos para o diálogo e para um tempo de reflexão pessoal acerca da nossa caminhada com Deus. Um caminho que se vai fazendo a dois no qual vamos construindo a nossa vida. A meio da tarde, seguimos para Idanha-a-Nova para visitar uma exposição de Arte Sacra onde havia alguns objectos relacionados com os últimos momentos da vida de Jesus. Seguiu-se depois um breve diálogo com o Pároco de Idanha-a-Nova, o senhor Padre Adelino Lourenço, acerca de alguns aspectos da vivência quaresmal na sua paróquia. Depois de uma visita à Igreja Matriz, fizemo-nos à estrada e regressamos para Alcaíns.


No final da tarde reunimo-nos em volta do Jesus Crucificado para rezarmos os seus últimos passos até ao Calvário com a oração da Via-sacra! Cantamos, rezamos e reflectimos os passos de Jesus compreendendo o porquê da Sua entrega por nós e descobrindo os frutos dessa entrega nas nossas vidas. Depois do Jantar a “tradicional” noite Cinema com o filme “A Paixão de Cristo” e o merecido descanso.


No Domingo fomos celebrar a Eucaristia com a comunidade da Taberna Seca, na Paróquia de São Miguel da Sé, em Castelo Branco. Depois da Eucaristia, a convite da comunidade, fomos até à associação da terra onde confraternizamos com a maioria dos que tinham participado na Eucaristia! De regresso a Alcains, arrumamos as nossas coisas, almoçamos e despedimo-nos até ao próximo encontro… em Abril!

Até lá!