terça-feira, 28 de junho de 2011

Preparando o amanhã...!

O encontro do Pré - Seminário Diocesano da diocese de Portalegre - Castelo Branco que se realizou no Sábado passado (dia 25 de Junho), no Seminário de São José em Alcaíns, foi especial! Era nosso desejo apresentar e acolher os candidatos para o grupo do Pré - Seminário do ano Pastoral 2011| 2012.

Deste modo, procuramos "construir" o encontro dos candidatos, de modo a dar-lhes a conhecer o que é o Pré - Seminário Diocesano, quem são os jovens que "hoje" participam nele e o que o fazem quando se reúnem.
Foi um sucesso!  
Desde já, queremos dar as boas vindas e agradecer a presença dos candidatos que apareceram (poucos é certo) e que desde logo contribuíram para o bom ambiente que se viveu... dinâmicos, alegres e sempre disponíveis para participar.

Bem vindos... André Timóteo, da paróquia das Mouriscas, André Alves e David Matos, ambos da paróquia de São Facundo!

O encontro começou logo com a manhã de desporto! Jogamos futebol e depois uns jogos de Ping - Pong!
Seguiu-se a oração da manhã e depois o almoço.
Não poderíamos acolher os novos rapazes sem lhes mostrar e dar a conhecer um pouco da Vila de Alcaíns.
Assim, depois do almoço, seguiu-se um jogo de rua. Os rapazes, em várias (!) equipas, tinham em mãos a história e alguns dados (históricos, religiosos e sociais) mais significativos sobre a Vila de Alcaíns. Por azar, veio um vento forte (como se houvesse vento naquele dia!!!) que levou muitas das palavras do texto, tornando-o difícil de compreender. 

O desafio que propusemos era o de reconstruir o texto com a ajuda dos moradores e da visualização da Vila de Alcaíns. A prova foi superada! 
De regresso ao Seminário de São José continuamos o nosso encontro em versão "sala"! 
Umas músicas... uns PowerPoint's... um questionário... uns "mini filmes"... um trabalho de reflexão e, antes de irmos lanchar, um jogo para nos rirmos e descontrairmos. 
De regresso do lanche mostramos um pouco daquilo que fazíamos nos encontros do Pré - Seminário e ouvimos os testemunhos dos rapazes... era só para um ou dois rapazes darem testemunho, mas depois todos quiseram "dar uma palavrinha"...  Seguiu-se mais um filme e antes da oração e do jantar, preenchemos as fichas para frequentar os encontros do Pré - Seminário no próximo ano pastoral.
No final do jantar, terminamos o nosso encontro e regressamos às nossas casas... mas antes os "novos" pré - seminaristas assinaram o "Muro do Compromisso", aí sim, depois veio o "até breve"!

Foi um encontro muito dinâmico e muito forte!
Um encontro ideal antes de irmos de férias! 
O verão aperta... =)