segunda-feira, 28 de março de 2011

(Com)Passos de Jesus

- Destino: Cruz de Cristo –  

Realizou-se no dia 26 e 27 de Março no Seminário de São José em Alcains, mais um encontro do Pré-Seminário Diocesano da nossa diocese! O tema principal do nosso encontro, em tempo de Quaresma, centrou-se nos últimos passos da vida de Jesus!

Iniciamos o nosso encontro logo na manhã de Sábado com o comum dos nossos encontros, com algum desporto! Assim, sem medo do tempo sem sol que se fazia sentir, vestimos os equipamentos e corremos para o campo de futebol para aquecer e dar inicio a uma “jogatana” de futebol! Com o aproximar do fim da manhã, e também porque começou a chover, subimos a casa para tomar um banho e terminar a nossa manhã desportiva com um mini torneio de Ping Pong!
Depois do almoço, visualizamos um pequeno filme de introdução ao tempo da Quaresma e fizemos um pequeno trabalho de reflexão! Seguiu-se uma peregrinação à capela de Sta. Apolónia, que pertence à Paróquia de Alcains, onde continuamos a nossa reflexão! Pela Palavra de Deus e pelo som das cordas das guitarras, reflectimos e rezamos os últimos passos de Jesus até à Cruz! 
O nosso desejo era peregrinar a pé, mas visto que estava a chover, peregrinamos sentados, levados pela nossa famosa Mercedes a quem chamamos “Xica”!


Ao fim da tarde regressamos ao Seminário de São José em Alcains para continuamos o encontro... com o Jantar e um momento de Lazer!

Terminamos o dia de Sábado, já muito tarde por causa da mudança da hora, com a "noite cinema"! Estava previsto a visualização do Filme “A paixão de Cristo” de Mel Gibson, mas decidimos em conjunto passar outro filme… já agora deixamos a recomendação de um bom filme para este tempo da Quaresma… “Most – The Bridge” escrito por Bobby Garabedian!

No Domingo, depois do pequeno-almoço e de um curto tempo de oração, seguimos para a Paróquia da Sé de Castelo Branco, onde celebramos a Eucaristia com a comunidade do centro paroquial Nossa Senhora do Valongo, da qual fazem parte três dos nossos rapazes do Pré-Seminário! 
Depois da Eucaristia, seguimos a visitar o Santuário da Nossa Senhora de Mércules. 

E no final da manhã, já regressados a Alcains, almoçamos e demos por terminado o nosso encontro! As despedidas e um "até breve"! 

Neste encontro já não podes participar! Terminou...
Mas em breve haverá novas oportunidades!
Fica atento!

Post Scriptum
O José Duque aproveitou e  deixou a sua marca no "Muro do Compromisso"

sábado, 19 de março de 2011

(Com)passos de Jesus


Alguém perguntava estes dias se já se tinha realizado o encontro do Pré-Seminário Diocesano! É verdade, o mês já vai a meio e ainda não tínhamos apresentado nenhuma proposta de encontro!E porque "quem espera sempre alcança" aqui estamos nós para vos dar noticias de mais um encontro que está para chegar!

O próximo encontro será nos próximos dias 26 e 27 de Março no Seminário de Alcains!Mais uma vez será um encontro diferente daquilo que estamos habituados... não será realizado na sua totalidade "fora dos nossos muros" como o último encontro, mas boa parte dele será vivido tendo em conta o Tempo Litúrgico que estamos a viver - a Quaresma, e o tempo ambiente Primaveril que já se faz sentir!

Preparem-se! Começa pelas 10:30m e, como sempre, termina com o almoço de Domingo! Peguem nas mochilas. Coloquem nelas roupa desportiva (principalmente calçado para caminhar); instrumentos musicais (quem toca claro); desejo de rezar, interrogar e caminhar! O resto deixem connosco!

Mais uma vez recordamos: Deves ter mais de 13 anos e achares que este pode ser o desafio que procuras para conhecer caminhos diferentes para os teus dias! 

Inscreve-te: Deves fazê-lo por intermédio do Padre da tua paróquia! Podes do mesmo modo inscrever-te comentando no post do blog ou ainda escrevendo-nos um e-mail:pre.seminario.pcb@gmail.com. Na inscrição deves deixar o teu nome, idade, localidade e e-mail ou outro contacto para se necessário entrarmos em contacto contigo.

Não fiques sentado a olhar o quadro!
Vem ter connosco que te ajudamos a descobrir a resposta!
Simples! Participa e resolve  este cálculo connosco!

quarta-feira, 9 de março de 2011

Fazer do deserto do outro o meu deserto!

Quaresma, tempo de caminho pessoal!
No entanto, deve ser também tempo de fazer do caminho do nosso próximo, o nosso próprio caminho!


A Quaresma é tempo de "alinho" interior, tempo de preparar o coração para que Deus possa, por meio do Seu Filho Jesus, fazar uma nova aliança com todos nós!

É um caminhar que parte de Deus, Ele que nos quer fazer participantes dessa Nova Aliança, pedindo a cada um uma entrega confiante e filial. Atitudes que compreendemos levarem a que tudo seja colocado nas mãos de Deus, pois Ele é a Luz de todos os caminhos.

Desafiados de muitas maneiras, o desafio da entrega livre e total na aceitação deste Deus que se revela constantemente fonte de Amor, é para muitos caminho a percorrer neste conjunto de 40 dias.

Esta entrega pode manifestar-se de vários modos:
   > a oração de mangas arregaçados pelos que nos rodeiam, estes que esquecemos vezes sem conta;
      > o jejum das muitas coisas que nos prendem e nos afastam do caminho da verdade e da justiça;
      > a esmola simples, liberta de valores monetários, mas presa na compreensão das nessecidades urgentes dos que os envolvem.

Acima de tudo, procura-se nestes dias uma forma de estar diferente, convertida neste tempo que é também ele diferente e especial.

Diferente, entre outras, no despertar da atenção ao proximo no viver do nosso caminho, onde eles se apresentam como "parceiros".

Individualmente somos desafiados interiormente, a que seja um tempo de recolhimento e reflexão dos Mistérios de Cristo e do mistério desta vida que nos é dada como Dom e nos envolve, sempre com pequenos caminhos e pequenos desafios que no "escondido do nosso quarto", manifestam-se agradável a DEUS!

Boa Caminhada Quaresmal!

sexta-feira, 4 de março de 2011

Jovens aventureiros

No dia 26 e 27 de Fevereiro os rapazes do Pré-Seminário Diocesano foram passar o dia com os jovens do Arciprestado de Castelo Branco.

O encontro começou logo pela manhã em Alcains. Depois, subimos para a nossa "Xica" (a nossa carrinha Mercedes), e fomos para a Paróquia dos Escalos de Cima onde ia decorrer as Jornadas Arciprestais da Juventude! E levamos um banho de juventude! =)

O encontro de decorreu de modo muito animado!
Umas musicas, uma catequese acerca das Jornadas Mundiais da Juventude em Madrid, uns encontros de reflexão,mais umas musicas... e depois o almoço.
À tarde alguns movimentos fizeram-se presentes e contaram-nos um pouco do que fazem nas suas paróquias e na nossa diocese. Uns jogos, mais um tempo para reflectir... a animação estava garantida!

Chegou a hora de preparamos a Eucaristia e os cânticos para a oração da noite, uma oração ao "jeito" de Taizé! Celebramos a Eucaristia, jantamos e rezamos ao "jeito" de Taizé, já com a presença de pessoas das comunidades vizinhas!

Já tarde, e depois das arrumações regressamos ao seminário de São José em Alcains. Mas antes de dormir ainda fizemos uma paragem no "Golf"! Conversamos um pouco e depois sim, regressamos de vês ao Seminário para dormir! No outro dia a aventura continuava.

Levantamos cedinho e fomos para a "Xica" novamente! Lá fomos nós pela estrada fora... Fomos até Monforte da Beira! Fomos visitar aquela aldeia e no fim celebramos Eucaristia com a comunidade, presidida pelo Pe.José Afonso! Foi muito interessante! 
Com a chegada do final da manhã tivemos que regressar a Alcains para almoçar e terminar o encontro!
Mas ficou a promessa de no próximo encontro haver novas surpresas!
Tu, como é? Ficas fora? 
Quem perde és tu!

[Ps - Queremos dar as boas vindas ao José! Temos novo pré-seminarista! Esperamos que ele se tenha divertido.]