sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Votos de um Santo Natal

O Pré-seminário Diocesano, neste Natal de 2010, quer dar graças a Deus por todos os jovens, famílias e amigos que se comprometem e desejam comprometer no reflectir e despontar de vocações ao sacerdócio ministerial na nossa diocese.

Conscientes da necessidade de novas vocações para o assegurar do Mistério de Deus menino, colocamos nas mãos de Deus neste tempo natalício, o corações de todos os jovens da nossa diocese para que sejam generoso no escutar e aceitar os desafios de Deus para as suas vidas! Rezemos todos para que seja um tempo de proximidade com Deus, um tempo de alegria pelo dom da nossa vida e da vida de todos os que nos acompanham e envolvem.

Jesus vem e deseja habitar no nosso coração. Por isso, tornemos o nosso coração neste tempo de paz, alegria e amor, à disposição dos desejos de Deus para as nossas vidas! Sem jovens generosos e gratuitos a desejar colocar a questão do "ser Padre Diocesano" o mistério do Natal deixará de ser celebrado em muitos pontos da diocese e a alegria que se quer de todos deixará se o ser.  

Que neste Natal nasça em nós uma maior conciência do grande Mistério da Encarnação para que nos ajude a compreender a verdadeira dimensão desta maravilhosa manifestação de Amor.


São os nossos desejos para a vivência deste Natal de 2010

domingo, 19 de dezembro de 2010

Festa de Natal...com as famílias!

O tema do encontro do pré-seminário Diocesano deste mês? O Natal!
Foi um encontro muito giro e bem disposto!
Nos últimos encontros tínhamos vindo a preparar algumas peças para a surpresa do encontro do Natal! Tínhamos pensado convidar uns amigos e alguns familiares para estarem presentes num dos nossos encontros... haveria encontro melhor para estarem que não o encontro de Natal?

Assim foi! Preparamos um jantar de Natal com a presença de algumas pessoas nossos queridas. No entanto, como só chegavam no final da tarde, o encontro segui-o o seu ritmo normal: houve tempo para vermos um filme, para rezar, para cantar, entre outras coisas.
 A actividade que tomou mais do nosso tempo neste dia, foi mesmo o momento de preparação da festa do fim de tarde. Foi a grande novidade deste encontro, a realização de uma festa de Natal.

Há muito tempo que desejávamos mostrar aos nossos familiares e amigos os espaços onde nos encontramos e as actividades que fazemos todos os meses, onde partilhamos aquilo que somos e temos, principalmente o desejo de conhecer melhor Jesus Cristo. É um caminho comum que nos ajuda e leva a questionar acerca daquilo que podemos dar e o questionar daquilo a que Jesus nos desafia, não só hoje e agora, mas amanhã.

Os amigos e os familiares chegaram e a festa de Natal teve o seu início.
O nosso encontro “familiar” iniciou com uma visita ao Seminário onde todos puderam ver os espaços onde nos encontramos todos os meses. Claro que na sala de trabalhos houve o momento do compromisso com as vocações com a já habitual assinatura no "Muro do Compromisso".
A Igreja, a capela, as salas onde fazemos alguns jogos e onde reflectimos as temática de cada encontro, ou mesmo os quartos onde dormimos durante os fins de semana. 
Seguiu-se o jantar de Natal onde podemos conviver e conhecer um pouco mais dos amigos e familiares de cada um de nós! 

Na altura dos doces, apresentamos algumas surpresas que tínhamos preparado. Um conjunto de fotografias onde recordamos alguns colegas e onde mostramos algumas das actividades dos nossos encontros, umas músicas e também uns textos de Natal. 
No final da noite reuni-mo-nos todos em volta do presépio terminando o nosso encontro com a incontornável música natalícia, “Noite Feliz”.
No final do encontro a certeza de que tinha sido uma noite mesmo muito feliz.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Encontro de Pré-seminário... especial Natal

O Natal está a chegar!
Está quase, quase...


E o encontro dos rapazes do pré-seminário é já amanhã!
E este encontro, como não podia deixar de ser, tem como tema o Natal.
E porque é quase Natal, este encontro vai ser um pouco diferente, pois vamos receber para jantar alguns familiares e amigos... queremos que seja um um encontro em grande!


Mas depois contamos como correu...


Convidamos a que estejam atentos, pois a data do encontro de Janeiro está quase, quase a chegar! Fica atento ao encontro de Janeiro... desafia-te a ti mesmo e trás um amigo!


Até breve!

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

"Partilhas rasgadas" Parte III

Em Advento...devo questionar-me sobre qual o papel de Jesus na minha vida. Avaliar a minha consciência e perceber a importância importância desse meu Amigo na minha vida! No meio de uma sociedade desigual, de barulhos, de stress's, de complicações e de desilusões, devo procurar reconhecer Jesus e a Sua importância na sociedade, no mundo que me envolve.

Este tempo de preparação deve ser também um tempo de testemunho, de compreensão da fé...! Devemos parar! 

STOP!

Libertar-mo-nos das correntes do dia a dia que nos prendem a este mundo desordenado e perguntar-mo-nos  acerca das nossas dificuldades para que a recepção ao nosso Amigo Jesus seja especial ...para que o Natal tenha realmente sentido.

Preparar o coração passa pela participação na Eucaristia e pela Sacramento da Reconciliação...só assim limparemos as teias de aranha criada ao longo do passado ano, e "sacudiremos as colchas" que tanta sujidade albergam.

João (Alpalhão)  

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

"Partilhas rasgadas" Parte II

Em tempo de Advento, época de reflexão e de oração, deve-se preparar o caminho [...] para o acolhimento de Cristo no coração e na vida! Deve-se conseguir arranjar um espaço [...] de modo a reflectir como se viveu até ao momento percebendo o que está menos bem para poder ser melhorado [...] e dar um rumo com mais sentido à vida.

Preparar o coração é torna-lo digno e limpo para receber Aquele que vem confirmar a vontade de seu Pai

É reconhecer Nele o caminho da vida, aperfeiçoando e tornando melhor a relação com Deus através da reflexão, acção e oração.


Rúben (Alcains)

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

"Partilhas rasgadas" Parte I


Tenho que me preparar [...] não posso deixar para a véspera.
Primeiro vou pensar no meu ano: como foi; se lhe dediquei muito do meu tempo [...] entregar-me de corpo e alma nesses últimos dias que em restam. 


Olhar o que correu menos bem e procurar melhorar a minha atitude, pois com Ele a chegar, o meu coração e a minha alma devem estar limpos.


[...] irei preparar o meu coração, reabastecer a minha fé, procurar amor e ir em busca de um maior espírito de entrega! Vou fazer algo que O deixará muito agradado... vou incentivar amigos, família e conhecidos a fazer o mesmo, assim a alegria de Cristo aumentará!


Rui  (Alpalhão)

Em Advento, como preparar o nosso coração para acolher Jesus?


Como já sabemos pelo "post" anterior deste blog, o encontro deste mês do Pré-Seminário Diocesano tinha como tema central o Advento! Os "nossos" rapazes,  nos seus trabalhos de encontro com Deus e consigo mesmos, foram procurando ler a sua história para encontrar caminhos para melhor prepararem a chegada do Senhor Jesus!

Ao longo das próximas semanas, até ao tempo do Natal, vamos ler alguns desses caminhos que eles encontraram, sentido estes como necessários para nos seus corações puderem acolher Jesus!

Quem sabe se não é uma boa ajuda para ajudar-nos a encontrar o nosso próprio caminho?
Seguem-se ... "Partilhas rasgadas".